Psicoterapia para Pessoas Enlutadas – LELu
Profa. Dra. Maria Helena Pereira Franco
Horário da Supervisão |
|
das 16:00h às 19:00h |
Justificativa:
- A formação do psicólogo para atuar em situações de luto ainda se encontra restrita a pouquíssimos centros no Brasil e o LELu se notabiliza pelo pioneirismo nesse objetivo, a par com o cuidado ético e técnico no trato das pessoas enlutadas. Além desse aspecto, sabemos da grande procura por este atendimento especifico vindo das mais diferentes fontes: Judiciário, ex-pacientes, SUS, escolas publicas e privadas, entre outros. Trata-se, portanto, de uma responsabilidade social atender essa população e formar psicoterapeutas com essa especialidade.
Objetivos:
a) proporcionar oportunidade de supervisão especializada para psicólogos em sua formação para atendimento de pessoas enlutadas
- b) ampliar as possibilidades de intervenção psicológica a pessoas enlutadas, não restritas ao âmbito clinico.
- c) Oferecer condições de atendimento psicológico especializado supervisionado a pessoas enlutadas.
Metodologia:
As supervisões acontecem semanalmente, em grupo, baseadas em relatos escritos dos atendimentos.
Os atendimentos acontecem de uma a duas vezes por semana (critério clínico) sendo inicialmente um caso por aluno e, progressivamente, maior numero de casos, considerando-se o desenvolvimento de habilidades do aluno.
Local de prática do estágio:
Clínica Psicológica “Ana Maria Poppovic”
Bibliografia:
- FRANCO, M.H.P. ; POLIDO, K. K. . Atendimento Psicoterapêutico no Luto. 1. ed. São Paulo: Zagodoni Editora, 2014. v. 1. 96p .
- FRANCO, M.H.P. CARVALHO, M.M., CARVALHO, V.A., KOVACS, M.J.. VIDA E MORTE: LAÇOS DA EXISTÊNCIA. 2a ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2011.
- FRANCO, M.H.P. (Org.) Formação e Rompimento de Vínculos. O dilema das perdas na atualidade. 1. ed. São Paulo: Summus, 2010. v. 1. 287p .
PARKES, C.M. Amor e Perda. São Paulo: Summus, 2009.