Passar para o conteúdo principal
Le monde diplomatique

Debates Le Monde Diplomatique Brasil:A CIDADE PARA O CAPITAL OU PARA A CIDADANIA? 27/07/2021.

Tainá de Paula
Arquiteta e urbanista

Mulher preta, mãe, arquiteta, urbanista e ativista das lutas urbanas. Construo espaços como um projeto para uma sociedade mais justa e igualitária.

Sou cria da Praça Seca, na comunidade do Loteamento - Zona Oeste do RJ. Fiquei por lá até 2012 e convivi, como milhões de brasileiros, com o dia a dia de resistência e sobrevivência ao cotidiano dos territórios de periferias e favelas.

Mantenho meu foco de atuação nessas áreas do Rio de Janeiro, tendo participado de diversos projetos urbanos como os da Rocinha, Cantagalo, Pavão-Pavãozinho, Rio das Pedras e na favela da Hípica, em Niterói.

Além disso, participei da coordenação do Plano de Habitação do Rio e contribuiu para o PAC das Favelas Manguinhos e Jacarezinho.

Acredito demais que para mudar a realidade é necessário romper com a política tradicional e reinventar a forma de fazer política, trazendo setores que normalmente não seriam ouvidos de forma ativa. Mudar o Rio é o meu desafio. Mas precisa ser agora. Não dá mais pra esperar.

Vereadora pelo PT no Rio de Janeiro.

RAQUEL ROLNIK
Arquiteta e urbanista

É Professora Titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP.

Foi Diretora de Planejamento do município de São Paulo durante a gestão de Luiza Erundina (1989 – 1992).

Foi também secretária nacional de Programas Urbanos do Ministério das Cidades de 2003 a 2007.

Por seis anos, foi relatora especial da ONU para o Direito à Moradia Adequada.

Mantém o Blog da Raquel Rolnik e página do Facebook onde escreve regularmente sobre questões urbanas, assim como coluna semanal na Radio USP.

Tem vários e importantes livros publicados. O último deles é “A guerra dos Lugares”, que aborda o processo global de financeirização das cidades e seu impacto sobre os direitos a terra e moradia dos mais pobres e vulneráveis.

TV PUC Le monde diplomatique