OBJETOS DE APRENDIZAGEM

 

Um dos objetivos do projeto Tecnologias Digitais na Educação Matemática -TecDEM, é desenvolver cenários de aprendizagem com o uso de tecnologias digitais que possam subsidiar a prática docente da matemática no ensino básico e superior. Nestes cenários a inserção de objetos de aprendizagem permitirá uma importante interação entre seus usuários.

Para David Wiley (Wiley (2000) apud Nunes, 2007), os objetos de aprendizagem são recursos digitais reutilizáveis e adequados ao uso educacional. A exigência de que os recursos sejam digitais elimina a possibilidade de considerarmos pessoas como “objetos” de aprendizagem. Quando se coloca que são passíveis de uso educacional abre-se a possibilidade de usar recursos como filmes, vídeos e textos, etc. criados originalmente sem a preocupação educacional, mas que em determinadas situações são extremamente úteis, seja como recursos motivadores, contextualizadores ou aprofundadores. Contudo, a maior vantagem para a criação de um novo termo se refere à sua potencial reutilização. Na era digital em que vivemos torna-se viável e praticamente imprescindível que usemos e reutilizemos os bons materiais em diferentes contextos. Na onda da cooperação e colaboração criada pelas redes de computadores aparecem os software de código aberto e também os conteúdos abertos, com especificações muito claras sobre os direitos intelectuais e de uso que convidam e colaboram com a disseminação do conhecimento (IIEP, 2006).

 

EXEMPLOS DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM

1.Derivada de uma Função Polinomial.

2.Jogo dos Pontos.

3.Explorando Números Racionais.

4.Explorando o "applet" Diagrama de Venn.

5.Explorando Regiões no Plano

6.Explorando Inequações na Reta Numérica

7.Explorando Intersecção entre Parábola e Reta

8.Explorando Intersecção entre duas Retas

9.Modelo no GeoGebra para Geometria Hiperbólica

10.Modelo no GeoGebra para Geometria Elíptica: Reta Elíptica

11.Objetos de Aprendizagem e Teoria dos Circuitos Elétricos

 

 


NUNES, C.A.A., O Bom Uso de Objetos de Aprendizagem, em “Tecnologia Educacional e Aprendizagem- O Uso dos Recursos Digitais”, Moraes, U.B. (org.), São Paulo:Livro Pronto, 2007.

http://www.rived.mec.gov.br/

http://www.labvirt.fe.usp.br/