OBJETOS DE APRENDIZAGEM
Um
dos objetivos do projeto Tecnologias Digitais na Educação Matemática
-TecDEM, é desenvolver cenários de
aprendizagem com o uso de tecnologias digitais que possam subsidiar a prática
docente da matemática no ensino básico e superior. Nestes cenários a inserção
de objetos de aprendizagem permitirá uma importante interação entre seus
usuários.
Para David Wiley (Wiley (2000) apud Nunes, 2007), os objetos de aprendizagem são recursos digitais reutilizáveis e adequados ao uso educacional. A exigência de que os recursos sejam digitais elimina a possibilidade de considerarmos pessoas como “objetos” de aprendizagem. Quando se coloca que são passíveis de uso educacional abre-se a possibilidade de usar recursos como filmes, vídeos e textos, etc. criados originalmente sem a preocupação educacional, mas que em determinadas situações são extremamente úteis, seja como recursos motivadores, contextualizadores ou aprofundadores. Contudo, a maior vantagem para a criação de um novo termo se refere à sua potencial reutilização. Na era digital em que vivemos torna-se viável e praticamente imprescindível que usemos e reutilizemos os bons materiais em diferentes contextos. Na onda da cooperação e colaboração criada pelas redes de computadores aparecem os software de código aberto e também os conteúdos abertos, com especificações muito claras sobre os direitos intelectuais e de uso que convidam e colaboram com a disseminação do conhecimento (IIEP, 2006).
EXEMPLOS DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM
1.Derivada de uma Função Polinomial.
3.Explorando Números Racionais.
4.Explorando o "applet" Diagrama de Venn.
5.Explorando Regiões no Plano
6.Explorando Inequações na Reta Numérica
7.Explorando Intersecção entre Parábola e Reta
8.Explorando Intersecção entre duas Retas
9.Modelo no GeoGebra para Geometria Hiperbólica
10.Modelo no GeoGebra para Geometria Elíptica: Reta Elíptica
11.Objetos de Aprendizagem e Teoria dos Circuitos Elétricos
NUNES, C.A.A., O Bom Uso de Objetos de Aprendizagem, em “Tecnologia Educacional e Aprendizagem- O Uso dos Recursos Digitais”, Moraes, U.B. (org.), São Paulo:Livro Pronto, 2007.