Posted ByAline Fidalgo on March 31, 2002 at 21:05:33:
Não sei o que acontece com esta cidade. A construção do Shopping Metrô Santa Cruz, inaugurado em novembro (às pressas, diga-se de passagem, antes do Natal), me traz tardios questionamentos e irritantes constatações.
Por quê aquele shopping foi construído?
Para quem aquele shopping foi construído?
Tão pequeno e tão espremido, coitado. Aliás, coitadas das pessoas que acham que ir para (este) shopping é lazer de fim-de-semana e diversão para a criançada. Coitadas mesmo. As pessoas se sujeitam a andar numa espécie de procissão capitalista rumo ao não sei o quê, a esperar ridiculamente na fila do caixa do cinema (uau... são 11 salas, não é isso?) ou a esperar na fila da lanchonete para comprar um mísero sanduichinho com refrigerante. Almoçam e jantam barulhos e gritarias infernais, fofocas e tititis... Pô! Custava colocar um tratamento acústico???
O shopping tem banheiros piores que os de certas lanchonetes de meio de estrada: escuro, malcheiroso e sem ventilação. E as paredes? Sujinhas, sofridas, branquelas, quase anêmicas. E a rampa do estacionamento? Estando ou não dentro das normas, haja motor! Tão íngreme e tão esquisita! Essa foi literalmente deixada de lado. Vai lá de carro para ver. E estaciona lá no último piso porque vale a pena; você detona o motor do seu carro, mas vai ter uma visão (quase uma foto aérea) muito bacana da Domingos de Moraes e toda região da Vila Mariana.
A fachada dá dó. Abre-se rasgos conforme as lojas vão instalando seus equipamentos para ventilação. Digamos... é uma fachada espontânea! E os arcos ultraneoclássicos??? Sinceramente, que coisinha esdrúxula e de mau gosto.
Quando você estiver lá, olhe bem para a fachada e repare no incrível arco que acaba no meio!!! Não é possível que alguém teve coragem para construir algo assim! E as vedações? Aqueles vidros que ora aparecem, ora se escondem... Não entendo.
Que arquitetura é essa? Arquitetura desrespeitosa? Desrespeito maior com quem? Com as pessoas que freqüentam o shopping? Ou com as pessoas que vivem em São Paulo?
E ainda há quem se divirta à beça naquele lugar.