Posted ByFernando da Silva Miranda on April 11, 2003 at 19:56:17:
In Reply to: A canalização do rios e córregos da região Metropolitana de São Paulo posted byMarcela Amorim on April 28, 2002 at 10:07:00:
: A canalização de córregos e rios da Grande São Paulo e o escoamento de poluição para os mesmos impossibilita a vida dos rios e altera de maneira quase irrecuperável ecossistemas completos. Enquanto não soubermos lidar com a água como meio e fonte de vida, estamos fadados a extingüir recursos naturais necessários para a vida no planeta.
: Essa foto de minha autoria retrata uma "lagoa" localizada no limite dos municípios de Carapicuíba e Barueri, na sub-região Oeste da Grande São Paulo. Essa área foi utilizada como "Lixão" por muitos anos e possuía até alguns meses um grande número de ocupações irregulares (cujos habitantes colhiam garrafas e outros produtos de possível reciclagem no próprio lixão). A “Lagoa” tem em alguns trechos 60 metros de profundidade, pois também é utilizada para extração de areia, além de receber poluição.
: É impressionante como um ecossistema pode morrer e dar espaço a um “outro” sistema, onde surge a reciclagem, fim tão almejado, de habitações irregulares, por famílias (principalmente pelas crianças) que não recebem o suficiente para se manterem e precisam aumentar sua renda mensal colhendo objetos em um lixão ao redor de um “Lagoa” morta, poluída e ampliada pelo extrativismo mineral.
: Essa visão pós-apolíptica podia ser observada de dentro do vagão de trem, entre as estações Gen. Miguel Costa (Km 21) e Carapicuíba, até alguns meses atrás. Era exatamente nesse local, o ponto em que o trem passava mais devagar.
:
: Obs.: infelizmente não estou com outras fotos aqui em casa pois essa não é a melhor.