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11. Unidade Universitária de Serviços à Comunidade: Uma Política Nacional Para os Estágios em Psicologia - Ana Mercês Bahia Bock(1), Bronia Liebesny(2), Odair Furtado(3) e Sérgio Ozella(4)
Em agosto de 1996, o Conselho Federal de Psicologia realizou o II Congresso Nacional de Psicologia, no qual a formação do psicólogo e em especial os estágios foram temas de discussão e de deliberações.
O Congresso Nacional de Psicologia, composto por delegados de todo o Brasil, tem por objetivo a definição de políticas nacionais para o Conselho Federal de Psicologia. O II Congresso, realizado em Belo Horizonte, teve como pauta, além da questão da formação e dos estágios, a avaliação psicológica, as práticas ditas alternativas, os critérios para abertura de novos cursos no país e a avaliação sobre a legislação que regulamenta a profissão e a que cria os Conselhos de Psicologia.
Quanto à formação, o Congresso deliberou que as entidades dos psicólogos deverão propor às Universidades a criação de um Fórum de Debates sobre a situação dos estágios, com a finalidade de discutir e avaliar a qualidade dos trabalhos que vêm sendo desenvolvidos nas escolas.
Também foi aprovado que os Conselhos Regionais incentivem os serviços de psicologia aplicada e as clínicas-escola das Universidades a implantarem a Unidade Universitária de Serviços à Comunidade - UUSC.
As UUSCs deverão envolver todos os tipos de ações necessárias ao atendimento das demandas da população, funcionando como um centro de referência, com vínculo real com outras instituições. Os serviços da UUSC deverão incluir os diversos campos de atuação do psicólogo, com o objetivo de promoção de saúde da população, atuando junto às várias instituições da comunidade (educacionais, jurídicas, de trabalho, de lazer, etc). A UUSC foi considerada o local privilegiado para capacitar o aluno para o trabalho interdisciplinar e para a discussão das políticas públicas em geral.
Essa tese, aprovada no II Congresso Nacional, foi apresentada pela delegação de São Paulo e estava fundamentada na idéia de que os estágios devem se constituir em espaços de problematização da realidade, sendo capaz de gerar projetos de intervenção e novos conhecimentos que possam contribuir para a reformulação da prática dos psicólogos, hoje instituída.
Criar as UUSCs nas Faculdades de Psicologia significa optar por uma formação mais comprometida com as características e necessidades da comunidade local e com uma perspectiva de promoção de saúde para o trabalho do psicólogo ampliando, assim, os serviços e a perspectiva das clínicas-escola.
Notas e Referências Bibliográficas:
(1) Doutora em Psicologia Social, Profª do Deptº de Psicologia Social da Faculdade de Psicologia da PUC-SP, Diretora da Faculdade de Psicologia da PUC-SP (gestões: 93-97 e 97-2001), Presidente do Conselho Federal de Educação (gestão 97-98) e Delegada, por São Paulo, no II Congresso Nacional da Psicologia.
(2) Profª do Deptº de Psicologia Social da Faculdade de Psicologia da PUC-SP, Mestranda em Orientação Vocacional/Profissional do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da PUC-SP, Membro do NEAd (Núcleo de Estudos da Adolescência) da Faculdade de Psicologia da PUC-SP, Representante da Faculdade de Psicologia no PAIPUC (Programa de Avaliação Institucional) da PUC-SP ) e Delegada, por São Paulo, no II Congresso Nacional da Psicologia.
(3) Chefe do Deptº de Psicologia Social da PUC-SP, Coordenador do Núcleo UNITRABALHO da PUC-SP e Delegado, por São Paulo, no II Congresso Nacional da Psicologia.
(4) Doutor em Psicologia Social, Prof. Assistente-Doutor do Deptº de Psicologia Social da PUC-SP, Prof. do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da PUC-SP, Editor da Psicologia Revista e Delegado, por São Paulo, no II Congresso Nacional da Psicologia.