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BOLETIM CLÍNICO - número 5 - março/1999

Boletim Clínico | Psicologia Revista | Artigos

3. Serviço de Triagem e Plantão Psicológico da Clínica Psicológica "Ana Maria Poppovic" - Marina Pereira R. Boccalandro(1) e Noely Montes Moraes(1)

No dia 07/11/98, participamos do 1º Encontro de Serviços de Plantão Psicológico 1998, que se realizou na UniCastelo, em Itaquera (SP).

Nesse encontro, estavam presentes representantes de diversas faculdades de São Paulo e Rio de Janeiro.

A própria realização do encontro já demonstra a importância desse serviço no sentido de atender as demandas da população mais carente por atendimento psicológico.

Nós, da Clínica Psicológica da PUC-SP, já vínhamos, há alguns anos, plantando a semente de um serviço dessa natureza.

Na tentativa de garantirmos efetivamente a implantação dessa modalidade de atendimento, elaboramos um projeto no qual o plantão psicológico passaria a fazer parte do serviço de triagem, já em funcionamento desde os primórdios de nossa Clínica.

A seguir, apresentamos o projeto tal como ele foi aprovado, e que vem sendo implantado desde o início do presente ano:

Projeto de Triagem e Plantão da Clínica Psicológica "Ana Maria Poppovic"

I - Objetivos

1. Oferecer uma escuta especializada às chamadas das pessoas que procuram a clínica, ou que são encaminhadas por instituições e outros profissionais, no sentido de acolher e encaminhar adequadamente suas necessidades.

2. Após acolher e esclarecer a demanda, providenciar encaminhamento:

- atendimento breve, no próprio espaço de plantão, através de alguns encontros (no máximo 4);

- interno, para as diversas modalidades de atendimento oferecidas pela clínica;

- externo, para terapeutas cadastrados;

- externo, para outras instituições.

II - Equipe Responsável

1. Professores que compõem a equipe de triagem (como supervisores).
2. Estagiários do aprimoramento psicológico e psiquiátrico.
3. Estagiários da graduação (núcleo 14-Psicoterapia Breve).


III - Funcionamento

A recepção inicial das solicitações de atendimento estarão permanentemente abertas para aqueles que procuram a Clínica.

Essa proposta visa ao pronto atendimento do cliente quando procura nosso serviço e à eliminação ou diminuição da espera entre a inscrição e a triagem.

Desse modo, estará sendo aprimorada a qualidade da escuta que é oferecida ao cliente quando da sua procura pela Instituição.

Com a nova sistemática, estaremos constituindo a clientela necessária ao funcionamento dos diferentes serviços da Clínica e, nos momentos de menor fluxo, estaremos encaminhando essas solicitações para o Cadastro Profissional dos ex-alunos, além de oferecer atendimento breve, quando assim for a demanda.

Os professores e estagiários da triagem estabelecerão os dias e períodos em que ocorrem a triagem e inscrição dos interessados.

Desse modo, procurar-se-á o preenchimento mais próximo possível dos períodos de funcionamento da própria Clínica.

Essa nova proposição busca responder com melhor funcionamento estrutural ao fato de a Clínica-Escola ter um reconhecimento da população com um Centro de Atenção e Referência em Psicologia Clínica.

O objetivo desse serviço, além do atendimento inicial e de suprir as necessidades dos diferentes estágios, poderá ser também o de elaborar comunicações que reflitam sobre a necessidade de vigilância e estudos epidemiológicos em Saúde Mental.

Isso configura uma abordagem que é nova, complexa e que escapa à formação e domínio da Psicologia Clínica e do próprio modo como vimos enfocando a triagem e nossa Instituição Clínica.

Os horários de atendimento, estão distribuídos de forma que haja plantonistas todos os dias da semana, de 2ª a 6ª feiras.

Esse serviço, além de atender as necessidades da população, também propicia uma excelente oportunidade para o estagiário de psicologia e psiquiatria que desenvolverá habilidades relacionadas à escuta e acolhimento do cliente psicológico.

Essa é a contribuição que a Clínica da PUC-SP dará no sentido de que seja estabelecida uma rede de atendimento psicológico, abrangendo toda grande São Paulo, propiciando troca de experiências, de clientes, de terapeutas cadastrados e assistência aos alunos de psicologia, e de recursos de comunidade.

Notas:
(1) Psicoterapeuta, Professora Assistente-Mestre e doutoranda em Psicologia Clínica pela PUC-SP e Chefe da Clínica Psicológica "Ana Maria Poppovic".
(2) Professora Associada da PUC-SP, Professora-Doutora, Coordenadora da Triagem e Plantão Psicológico e Vice-Chefe da Clínica Psicológica "Ana Maria Poppovic".