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BOLETIM CLÍNICO - número 8 - maio/2000

Boletim Clínico | Psicologia Revista | Artigos

3. Tudo o que você queria saber sobre as salas de chat (bate papo) e não tinha a quem perguntar - Ivelise Fortim de Campos(1)

"24 de dezembro, num shopping center.
Uma garotinha chega perto do Papai Noel que a levanta e a coloca no seu colo e pergunta:
- Então, meu anjinho, o que é que você gostaria de ganhar no Natal?
A menina lhe dirige uns olhos arregalados cheios de ansiedade,
e em pouco tempo duas lágrimas escorrem no seu rosto:
- Quer dizer que você não leu meu e- mail?"


A INTERNET
A Internet(2) é um conjunto de redes de computadores que funcionam interligados pelo mundo inteiro, tendo em comum um conjunto de protocolos e serviços, de tal forma que os usuários, a ela conectados, podem usufruir de serviços de informação e comunicação de alcance mundial.

A Internet surgiu de um projeto da agência norte-americana ARPA (Advanced Research and Projects Agency) cujo objetivo era conectar os computadores dos seus departamentos de pesquisa, a fim de criar um sistema de defesa quanto a possíveis ataques em caso de guerra. A partir daí, outros computadores foram sendo interligados à rede original, até dar origem ao que se chama hoje de Internet.

A Internet chegou ao Brasil em 1995, aproximadamente. A partir daí , com o aumento do acesso aos microcomputadores nas residências, a rede começou a se espalhar e, hoje, já envolve certamente alguns milhões de usuários .

Em uma manchete de 01/9/99, a Agência Folha de São Paulo, informava:

"Em comparação com outros países latinos, o Brasil se destaca elo número de internautas: 3,3 milhões ou 2,4% da população, de acordo com a última pesquisa Internet Brasil, do Ibope. Nos outros países latino-americanos, uma média de 1,5% da população acessa a rede. Em relação aos países das Américas, o Brasil está em terceiro lugar no número de hosts (sites), depois dos Estados Unidos e Canadá."

Foi realizada uma pesquisa pelo Instituto IBOPE, em parceria com o Cadê (Um Serviço de Pesquisa e Catalogação de sites na Internet) em Agosto/98, sobre o perfil do usuário brasileiro da Internet, com uma amostra de quase 50.000 usuários.

Esses números já nos dão uma idéia aproximada do nível de envolvimento da população brasileira na utilização da Internet . Nessas proporções, é de se esperar que a Internet faça parte ativa da vida de muito mais pessoas do que se pode imaginar.

E como ela participa na vida das pessoas?

É por intermédio da Internet que podem ser obtidas as mais diversas informações, pelo sistema World Wide Web. São milhões de sites, páginas e Home Pages que trazem informações sobre os mais variados assuntos, entre outros usos. E é também por meio da Internet que se podem ser realizados os chats on line, os bate papos, de que trataremos neste texto.

MAS O QUE É UM CHAT?
Chat vem do Inglês e significa Bate papo, conversar, fofocar. Um chat, em jargão internauta, significa um lugar virtual em que diversas pessoas podem se encontrar on line, para conversar sobre os mais variados temas.

A conversa acontece praticamente em tempo real, ou seja: alguém digita uma mensagem e a envia por meio do computador. Em uma seqüência imediata, outra pessoa recebe a mensagem do "outro lado" podendo ler e responder a mensagem, dentro da mesma continuidade.

Na Internet, esse tipo de contato pode ser feito de várias maneiras, sendo que as três principais são o Webchat, o ICQ (I seek you) e o IRC (Internet Relay Chat), sendo este último aquele sobre o qual nos deteremos mais.

Para utilizar o Webchat, você deve entrar no endereço de alguma home page ou site e, em seguida "entrar" no que se chama de sala. Uma sala é um "lugar" especifico dentro do endereço da Home Page em que as pessoas se encontram. As salas costumam ser agrupadas por vários critérios: idade dos participantes, temas de interesse, etc. Um exemplo desse sistema é o chat do UOL, no qual você "entra" inicialmente no site do Universo On line e, uma vez lá dentro, escolhe a sua sala.

O ICQ é um programa específico que tem como característica principal compor uma "lista" das pessoas conhecidas com quem você conversa usualmente. Logo que se "entra" nesse programa, o próprio sistema aponta quais são os usuários conhecidos que estão on line naquele momento. Esse programa permite também a seus usuários a comunicação por chat, troca de mensagens, troca de arquivos, fotos, entre outras coisas.

Para a utilização do IRC, o usuário precisará de um outro programa específico. Existem vários softwares que servem a essa finalidade, porém o mais usado pelos internautas é o mIRC. Para acessá-lo, o usuário conecta-se a um servidor de IRC. Um servidor é o seu meio de acesso a uma rede dentro da qual os usuários podem se comunicar. As redes são compartilhadas por servidores interconectados entre si.

Ainda no caso da utilização do mIRC, depois de escolhido o servidor, o usuário escolhe o seu nick com o qual vai ser identificado. Nick é o apelido, ou nome pelo qual a pessoa vai ser chamada dentro deste servidor.

Em seguida, a pessoa escolhe um canal e, dentro deste canal, inicia o bate-papo em tempo real com outros usuários. Um canal equivale a uma das salas que descrevemos existir no Webchat. Os Canais também são agrupados segundo temas em comum, nomes de países, cidades etc.

Uma vez dentro do canal, o usuário pode manter conversas públicas ou privadas com outros usuários. Numa tela principal falam, ou, no jargão internauta, teclam todas as pessoas presentes, enviando recados públicos, que, portanto, podem ser lidos por todos os participantes desse canal. Em paralelo a esse procedimento, você pode clicar os das pessoas presentes para ter com elas uma conversa particular. Cada usuário pode participar de quantos canais quiser simultaneamente, bem como falar com tantas pessoas quanto desejar.

Cada canal possui um operador, que é a pessoa que define as regras do canal. Essas regras se referem a vários tipos de comportamento: a etiqueta, o linguajar, brigas entre usuários, impedimento de propagandas etc. As pessoas que cumprem essa função são identificadas pela presença do símbolo arroba (@) na frente do seu nick. São os ops., ou seja, operadores. Somente eles têm meios de excluir pessoas que infringirem as regras estabelecidas no canal.

QUAL A IMPORTÂNCIA DE SE ESTUDAR O MUNDO DO CHAT?
O chat vem fazendo parte da vida de um número cada vez maior de pessoas. A maioria dos freqüentadores dos chat é formada por adolescentes e jovens, mas também encontramos entre eles pessoas de diversas idades.

Os usuários habituais costumam freqüentar sempre as mesmas salas de chat, o que faz com que essas salas se tornem verdadeiras comunidades, regidas por regras e normas próprias a cada uma delas. As pessoas ficam amigas, brigam ou namoram. Muitas vezes os encontros são transpostos para a vida real (mas o que é real no mundo do chat?) são marcados os "IRContros", ou seja, as pessoas de uma sala de chat ou canal se encontram pessoalmente.

A VIDA REAL, A VIDA VIRTUAL, ENCONTROS PRESENCIAIS
Aqui cabe uma questão muito discutida na atualidade. O que é real? Os encontros virtuais (mediados pelo computador) são "reais"? Isto é, num encontro mediado pelo computador, as pessoas de fato se encontram e estabelecem relacionamentos?

De acordo com nossa observação os encontros on line também podem ser muito "reais". O termo real, aqui, é utilizado não só no sentido de um encontro físico - que pode vir a ocorrer - mas também no sentido da importância que tais encontros podem vir a adquirir na vida do sujeito. A experiência tem mostrado que muitas vezes um encontro "virtual" pode ter mais significado na vida de um indivíduo do que os contatos de sua vida "real".

A questão apontada acima daria margem a uma discussão longa, e tema certamente para uma pesquisa mais detalhada e acurada. Porém, para fins deste texto adotaremos a seguinte linguagem: "Virtual", para encontros mediados pelo computador, e "Presencial", para encontros físicos, ou seja o face a face. O termo "vida real", ou no jargão internauta, "RL", aqui será usado para designar todos os outros aspectos da vida do indivíduo, que não mediados pelo computador.

Essa questão por si só já justificaria a importância de se estudar os chats. Principalmente porque muitas vezes esses relacionamentos virtuais tornam-se amizades verdadeiras, o que nos faz pensar sobre a "realidade" dessas amizades virtuais.

Prado (1998), em seu TCC sobre o uso da Internet, diz:

A Internet, através do chat, foi vista como um grande facilitador de contatos sociais e pessoais reais, já que 83,2% dos usuários tem amigos no chat e 40,4% já foram a encontros de algum tipo de comunidade virtual. Outro dado que reforça a idéia da Internet como fonte de contatos pessoais reais é que 72,1% dos sujeitos que usam chat relataram que já conheceram pessoalmente pessoas conhecidas na Internet e 60,8% destes continuam a se encontrar com as pessoas conhecidas. Também para 52,8% dos sujeitos a relação entre a pessoa conhecida e o sujeito, melhorou, o que reforça a idéia de que a Internet é uma fonte de relacionamentos sociais e sentimentais.

Se o chat vem se tornando um meio tão importante de comunicação entre seres humanos, cabe a nós, psicólogos, lançarmos nossos olhares sobre essa nova via de troca. Como a utilização dessa nova tecnologia está afetando os relacionamentos das pessoas?

Sherry Turkle, autora do livro " Life on the Screen: Identity in the Age of the Internet" (Simon & Schuster, 1995), afirma que, para muitas pessoas, o mundo do chat é uma realidade alternativa. Em sua pesquisa, ela afirma que para alguns dos participantes, a vida no chat chegava a ser mais importante do que a vida real.

Turkle também diz que há muitos tipos de pessoas que freqüentam os chats. Desde aquelas pessoas "normais", que o fazem por pura diversão, até pessoas muito tímidas, que procuram na vida on line um substituto para o que falta em suas vidas off-line. Um outro grupo, ao qual ela dedicou mais estudos, é o de pessoas que usam o chat para concretizar suas fantasias.

E de fato, a Internet é o lugar perfeito para se concretizar certas fantasias, pois, uma vez escondidos atrás do computador, quem pode garantir que somos o que dizemos ser? Pode-se ser qualquer pessoa. Homens viram mulheres, e vice e versa, todos são bonitos, magros, loiros de olhos azuis, com corpos maravilhosos....

Mas, ao contrário do que se imagina, o mundo do chat não é só um lugar no qual mentiras são ditas. Muitas pessoas são sinceras quando falam de si mesmas, e muitas delas estão predispostas a fazer verdadeiras amizades via Internet.

Como diz Nicollaci da Costa (1998):

As amizades não são mais necessariamente locais. As pessoas não mais são abordadas por serem bonitas, se vestirem bem ou exibirem sinais de riqueza. As aparências e o dinheiro tornaram-se pouco importantes, pelo menos para um contato inicial. Os primeiros estágios da comunicação tornaram-se anônimos e "afísicos". As pessoas se aproximam umas das outras por conta do seus nicknames sugerem ou por conta do que conseguem expressar de si mesmas por escrito (mesmo quando criam um personagem imaginário). Desse modo, usando as milhares de salas de bate-papo teclado disponíveis no ciberespaço, elas fazem amigos íntimos muitas vezes a despeito de longas distâncias. Algumas pessoas que se conheceram no ciberespaço tornam-se reciprocamente tão caras e íntimas que alguns relacionamentos ciberespaciais já terminaram em casamento.

Desse modo, o chat acaba ocupando que lugar na vida das pessoas? Tivemos um exemplo prático, no nosso grupo, o NPPI. A Prof.a Rosa Farah nos descreve assim:

Recentemente recebemos, na Clínica da PUC-SP, a seguinte solicitação: um colega supervisor de estágio nos consultou sobre a possibilidade da realização - em nosso laboratório de informática - de uma sessão 'on line', como parte do processo de psicodiagnóstico de uma pré-adolescente. A razão apresentada foi de que, na vida dessa jovem os relacionamentos via 'chat' pareciam estar ocupando um papel primordial, ao mesmo tempo em que, na vida cotidiana apresentava-se como uma garota muito introvertida. No processo de supervisão havia surgido então a idéia de que as estagiárias responsáveis pelo caso pudessem observar a garota em ação no 'chat', como uma estratégia que permitiria alcançarem uma maior compreensão sobre os dinamismos em pauta na vida dessa jovem.

Será que as pessoas se comportariam de modos diferentes nas salas de chat e na vida real?

Uma das hipóteses a serem levantadas é que no contato via chat, as pessoas não têm o contato presencial, isto é, o "face to face". Desse modo - intermediado pela tela do computador, que não julga, não encara e não observa - tais componentes muitas vezes críticos do relacionamento humano, seriam minimizados. Aqui, não estamos levando em conta os chats em que se utilizam vídeo câmeras, nem os i-fones, que permitem um outro tipo de contato.

No chat, a palavra escrita é de maior importância. Saber escrever bem é o que cativa o outro, ser sedutor com as palavras é o que importa. E aqui, escrever bem não significa ter um bom domínio do idioma, no sentido acadêmico. Muito pelo contrário, como veremos mais a frente, a linguagem usada nos chats é bastante incorreta, se aferida em relação ao padrão culto da língua escrita.

Será então que escrever é, para algumas pessoas, mais fácil do que falar? Escrever via computador é mais fácil do que comunicar-se com uma pessoa frente a frente?

Mas o que acontece, de tão importante dentro destas salas de chat, que merecem nossa atenção? A observação desse universo, sem dúvida, suscita muitas questões!

DENTRO DA SALA DE CHAT- COMO FUNCIONAM AS COMUNIDADES, AS REGRAS, PAPOS, CONVERSAS
Um canal, depois de algum tempo, acaba se transformando em uma verdadeira comunidade. As pessoas acabam acessando sempre a mesma sala, no mesmo horário, com o mesmo nick, para encontrar as pessoas já conhecidas.

Os operadores mantém o canal em ordem, fazendo com que se respeitem as regras. Que regras são essas? Basicamente, não falar palavrões, não fazer flood, não gritar, não fazer propaganda de qualquer espécie, entre outras coisas.

Se alguém quebrar uma dessas regras, a pessoa é kickada do canal, ou então pode ser banida, ou seja, impedida de voltar ao canal por alguns minutos.

As mensagens que circulam na tela principal são de conteúdos variados, muitos deles o que se consideram anúncios. Um anúncio é quando uma pessoa diz, na tela principal (mensagens publicas) que deseja conversar com este ou aquele grupo de pessoas. Essa pessoa repete essas mensagens, até que as pessoas que se encaixam no anúncio falem com ela em particular.

As pessoas também perguntam sobre outros amigos, se estão on line ou não, contam piadas, torcem para times de futebol, dão noticias recentes, cantam, recitam poesias, perguntam e recebem informações sobre os mais diversos assuntos (em especial sobre computadores), ajudam os novatos , etc.
Quanto às mensagens particulares, não há como especular sobre a quantidade e variedade de temas. Uma boa parte dessas pessoas deseja fazer amigos, ou encontrar namorados(as). Varias delas, principalmente homens, procuram mulheres para fazer cybersexo .

Alguns desejam apenas conversar para passar o tempo, enquanto outros fazem das conversas no chat verdadeiras sessões de desabafo sobre problemas emocionais. Além disso, há os que se divertem exclusivamente provocando brigas e bagunças no canal.

Os canais são freqüentados por pessoas de quase todas as idades, de todos os lugares do país e também do mundo. Qualquer pessoa de qualquer lugar pode acessar o canal.

Isso, aliás, é um dos maiores atrativos da Internet, pois possibilita que as fronteiras de tempo e espaço sejam quebradas. Pode-se falar com uma pessoa que esteja na Austrália, por ex., do mesmo modo e ao mesmo tempo em que converso com alguém de minha própria cidade. Só que, enquanto para mim é noite, para o australiano será dia.

E, nessa torre de Babel, que língua se fala?

A LINGUAGEM: O IRCQUES - EMOTICONNS E ACRÔNIMOS
Cada canal utiliza ao menos dois idiomas: a língua do país em que foi criado e o que se chama de IRCques. O IRCques é composto de acrônimos e emoticons, além de vários jargões sobre palavras de computadores.

Os acrônimos são abreviações de palavras muito usadas. Na Internet o tempo é precioso, e jamais perde-se tempo escrevendo corretamente. Nos canais, tudo é abreviado ou simplificado, o que torna a língua natal (no nosso caso, o português), um terror para os professores de gramática e ortografia.

Como um dos idiomas mais falados na Internet é o Inglês, muitos acrônimos vêm da língua inglesa. Por ex. , é comum o uso da expressão "LOL "= "Lots of laugh" , ou "Laughs out Loud" - que significa " um monte de risadas" ou "rir muito alto".

A palavra escrita nem sempre passa a emoção ou o tom desejado da conversa. Para isso, são usados os emoticons, ou seja, sinais de acentuação que, se vistos de lado, formam "carinhas", como por ex.

: ) uma cara feliz

: ( uma cara triste

:-D um sorriso

:~-( Chorando

E, a cada dia, com certeza são criados mais e mais emoticons. Isso facilita a comunicação porque uma mesma frase, dita sem o emoticon, gera confusão. Por ex.

>Que coisa mais feia que v c fez!

É diferente de

> Que coisa mais feia que v c fez : )

A segunda frase expressa um tom de brincadeira, enquanto a primeira é mais séria, podendo sinalizar repreensão. Há uma outra maneira de exprimir emoção no mIRC: com um comando específico, a letra fica cor de rosa, e indica uma ação.

* Farfalla beija Growly

São usadas também muitas onomatopéias para exprimir sons. Uma risada pode ser >ehehehehehe>, num tom sarcástico, mas se ela for alta e escrachada será: >HAHAHAHAHAHAHAHA

Normalmente, quando se usam letras maiúsculas, significa que a pessoa está gritando, e por isso, há o impedimento do caps lock na tela principal. Do contrário a tela toda vira uma "gritaria".
Fazem parte do IRCques, também, as palavras referentes aos acontecimentos do próprio programa: quando o usuário foi Kickado, banido, está away (o computador está ligado, mas a pessoa não está mexendo nele), has quit (se desconectou do programa), netsplit (quando um dos servidores "cai" derrubando um numero grande de usuários), entre outros termos. Não pretendemos aqui fazer uma lista exaustiva desses termos todos, mas apenas dar uma idéia ao leitor.

Além disso, ainda podem ser trocados, entre os usuários, fotos e pequenos desenhos feitos com sinais gráficos e acentos. Como uma rosa: @>-----}------ , etc.

OS NICKS EM INTERNET
O Nick é o apelido pelo qual o usuário será chamado numa sala de chat. Para evitar confusão, as pessoas evitam entrar com seus nomes verdadeiros. Nos canais, não podem haver nicks repetidos. Se dois usuários entrarem com o mesmo nick, aquele que entrou por último é desconectado ou então passa a ser chamado de "Guest 0000" (um número).

As pessoas costumam registrar seus nicks para que nenhuma outra possa usá-los, e há verdadeiras "guerras", às vezes , para possuir um nick.

Alguns entram com seu nome verdadeiro, ou então suas iniciais. Aparecem muitos nomes de animais, artistas, cantores, escritores (Richard Bach), profissões (que nem sempre correspondem a do usuário), nomes com apelativo sexual (Gostosão, Sex machine), Adjetivos (Ciumento, Lindona), nomes de alimentos (Provolone, Beringela).

Há também os que usam os nicks referentes a figuras e seres mitológicos, personagens de filmes (Dr. Jones), personagens históricas (Nietzsche, Einstein), personagens de jogos de RPG, personagens de gibis, entre muitas e muitas outras categorias de nicks.

Muitos acompanham o nick com sua localidade (Angel_SP; Zorro_RJ), ou então por um número que costuma ser a idade da pessoa (Casado_45). As vezes o nick é acompanhado por uma emoção (Princesa_Leia_triste; Buldog_com_sono).
Como será que as pessoas escolhem seus nicks?

Uma das hipóteses que podemos levantar é a de que as pessoas escolhem seus nicks de acordo com algo que se identificam. Ou, talvez, um homem que se considera feio, no chat possa se apresentar como "Morenão", buscando uma forma de compensação. Ou ainda, para um adolescente, o nome de um ídolo pode ser uma forma de realizar seus desejos de grandeza e/ou prestígio.

Como dissemos, muitas pessoas usam nicks designativos de animais e de seres mitológicos. O que será que os nicks podem nos dizer sobre pessoas que freqüentam o chat?

Será que uma pessoa que entra com um nick mitológico (por ex., Krishna), tem, em sua vida pessoal, alguma relação com este mito? Segundo C. G. Jung, os mitos com o qual a pessoa se identifica podem trazer grandes pistas sobre o caminho do seu desenvolvimento.

Ainda segundo a teoria Junguiana, o que poderíamos pensar sobre os nicks designativos de animais? Que aspecto de sua personalidade uma pessoa pode estar expressando simbolicamente ao entrar no chat com o nick "Pitbull"?

O Nick é a identidade do internauta no chat. Qual a identidade, então, que cada um deseja passar, neste mundo virtual?

Muitas vezes é interessante observar como, durante o chat, as pessoas se "comportam" de acordo com os nicks, o que leva um "Gatinho_24" a ficar "miando" na tela principal; um "Don_Juan_DF" a distribuir "rosas" para as mulheres do canal ; um "Cigano" a "ler a mão" de todos na tela.

O que pensar das brigas para possuir um mesmo nick? Conservar sua identidade virtual - expressa através do nick - deve ser muito importante, pois é por ela que todos conhecem o usuário no canal.

IRContros : NA REALIDADE
Muitos canais acabam marcando IRContros. Ali é que as pessoas acabam por se conhecer presencialmente, encontram os amigos, conhecem as novas amizades, ou às vezes, amizades muito antigas mas que nunca haviam tido contato presencial.

Em alguns desses IRContros, é comum as pessoas usarem uma etiqueta com seu nick escrito, para que elas possam ser reconhecidas pelos outros. Os canais mais organizados providenciam fotos desses encontros e fazem um álbum de fotografias (virtual, é claro) , que expõem on line.

Esses IRContros, muitas, vezes trazem grandes surpresas e decepções; namorados virtuais finalmente se conhecem e podem ou não iniciar um namoro convencional. Às vezes, também o contato presencial acaba por terminar com longas amizades virtuais.

Nicollaci da Costa (1998) propõe a idéia de que, ao nascer deste novo século, o psicólogo encontra então um novo tipo de relacionamento humano: um homem que, além dos relacionamentos tradicionais, se relaciona com os outros também mediado por um computador.

Estudar essas novas formas de interação, compreender esse novo tipo de homem, é mais uma tarefa pertinente ao psicólogo. Pois, se a tecnologia traz mudanças, o homem muda junto com ela. E nos últimos tempos, a tecnologia tem mudado em velocidade vertiginosa.

É necessário estar atento a essas mudanças, porque elas têm influenciado não só o homem e suas novas formas de relacionamento, como também já estão motivando o surgimento de novas formas de trabalho em Psicologia.

É por intermédio desses mesmos recursos - os chats - que estão sendo propostas as tão discutidas terapias on line. Como será que elas atuam sobre o indivíduo? Que estudos poderão e deverão ser feitos para testar sua validade?

Essas e muitas outras questões, que parecem a nós, psicólogos, tão distantes, influem e muito, neste novo homem. Está em tempo, então, de nos ocuparmos dessas questões.

GLOSSÁRIO- POR ORDEM ALFABÉTICA
(Nota: este Glossário trata-se apenas de um esclarecimento ao publico leigo, para melhor compreensão do texto, sem a pretensão de ser um dicionário de informática).

Acrônimos - Abreviações de palavras, em português ou inglês. Por ex. V c - Você, blz- beleza- ou do inglês: BRB - be right back; a\s\l - age Sex location.

Anúncios - Quando a pessoa veicula uma mensagem chamando outras pessoas para conversar.

Banindo - Ser desconectado do canal e ser impedido de entrar nele por alguns minutos.

Browser - O mesmo que Navegador, isto é, um programa para navegar na Internet.

Canal - A "sala" na qual as pessoas se encontram on line.

Caps Lock - Tecla do computador que mantém as letras maiúsculas

Chat - Do Inglês Chat, significa conversa ou bate papo. Na Internet, significa um lugar no qual as pessoas se encontram para conversar.

Clicar - Dar um Click, ou seja, apertar o botão do mouse em cima de um ícone.

Cybersexo - Uma espécie de masturbação em que as pessoas se excitam de acordo com o que o parceiro escreve na tela do computador, a descrição de seu corpo e das fantasias sexuais .

Emoticons - sinais gráficos, como acentos, vírgulas, usados para formar "carinhas" que expressam emoções. Por ex. :) , uma cara feliz : ( uma cara triste.

Flood - repetição seguida de mensagens em pouco espaço de tempo. Atrapalha o andamento do canal. Repetir 3 vezes a mesma linha é considerado flood em alguns canais.

Home page - Páginas contendo informações e/ou conteúdos multimídias cessadas via Browser e localizadas na Web (www). É um lugar na Internet em que se encontram informações sobre um tema, que podem abrigar vários conteúdos, entre eles uma sala de chat.

Hosts - Lugar no qual se hospedam as home pages

ICQ - I seek you, programa de chat e transferência de arquivos e mensagens instantâneas no qual o usuário cadastra em seu programa outros usuários podendo, ver quando estes estão on line

I-fone - Microfone acoplado ao computador para que se possa transmitir a voz pela Internet.

Internet - Rede mundial de comunicação de computadores, muitas vezes abreviada apenas por NET.

IRC - Internet Relay chat. Serviço feito por meio de redes e servidores interconectados que oferece chat, transferência de arquivos e outros serviços. Requer programa especifico.

IRContro - Encontro presencial de pessoas que se conhecem numa sala de chat.

IRCques - linguagem usada na sala de chat, o que inclui acrônimos, emoticons, e palavras especificas sobre computadores.

Kickado - Quando um dos operadores disconecta uma pessoa do canal

mIRC - programa de Chat, desenvolvido por Khaled Mardam-Bey.

Nick - Do inglês nickname, que significa apelido. Designa o nome sob o qual alguém entra numa sala de chat.

OP - Operadores -pessoas que tomam conta de um canal.

Off-line - Desligado, fora da Internet

On-line - Conectado a Internet; ligado; na rede.

RL - Acrônimo usado para designar vida real (Real life).

Sala - Lugar virtual em que as pessoas se encontram para conversar

Site - O mesmo que home page.

Servidor - Computador ligado a uma rede compatível que provê serviços de IRC aos usuários que se conectarem a ele

Software - Referem-se aos programas de computador.

Teclar - Falar, digitar o texto da conversa.

VideoCamera - Câmera acoplada ao computador que permite que as pessoas se vejam na tela do computador, geralmente usadas em vídeo conferencias.

Webchat - chat localizado dentro de um Website, ou uma home page.

WWW - World Wide Web - Espaço Virtual em que se encontram informações sobre vários assuntos.

Continuação...