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BOLETIM CLÍNICO - número 10 - maio/2001

Boletim Clínico | Psicologia Revista | Artigos

3. SERVIÇO SOCIAL
Profissionais responsáveis: Maristela Gasbarro, Rosalina Santa Cruz Leite e Yara Spadini Vicini

COMPOSIÇÃO ATUAL DA EQUIPE:
Supervisores: Maristela Gasbarro, Rosalina Santa Cruz Leite e Yara Spadini Vicini.

Estagiários: Alessandra Zavatine, Carla Yamamora, Fernanda A. de Oliveira, Jair Alves, Soraia F. Shedid e Vanessa Ap. Pereira.

OBJETIVOS
- Oferecer aos alunos de Serviço Social oportunidade de aprendizado peculiar em Saúde Mental, no âmbito de uma Clínica-Escola, integrando ensino-pesquisa e prestação de serviços, num enfoque interdisciplinar.

- Oferecer suporte técnico-didático à Clínica Psicológica, atendendo a clientes, familiares e colaterais que exigem outras atenções profissionais além do trato estritamente psicoterapêutico.

JUSTIFICATIVA
O Serviço se justifica pela própria natureza da Clínica, organização aberta à comunidade, que recebe demanda numerosa, diversificada, apresentando problemas multifacetados que envolvem situações de ordem psico-social.

ORGANIZAÇÃO ATUAL DO SERVIÇO
O Serviço Social tem intercâmbios pontuais com outros profissionais para atendimento de casos encaminhados e realiza pesquisa e trabalho interdisciplinar, com professora e estagiários da Psicologia, no atendimento grupal de pais que inscrevem crianças e adolescentes para tratamento psicoterápico.

Profa. Yara integra a Comissão de Extensão da Universidade e o Grupo de Condições Profissionais da D.R.H. os estagiários inserem-se gradativamente, em todas as atividades do Serviço Social.

ATIVIDADES EM DESENVOLVIMENTO NO MOMENTO
Atendimento a Clientes, familiares e colaterais em caso de situações familiares conflituosas, ou violentas, dependências químicas, problemas econômicos, jurídicos, necessidades de exames médicos complementares, de escolas especializadas ou profissionalizantes e outros – visitas domiciliares e a outras organizações – cadastro de recursos da comunidade – elaboração anual do perfil da clientela – integração ao Grupo Interdisciplinar de Pais – grupo de estudos interdisciplinares – supervisão dos estágios – participação em eventos, congressos, seminários.

RECURSOS DE QUE DISPÕE O SERVIÇO PARA DESENVOLVER SEU TRABALHO
O Serviço Social ocupa uma das salas da clinica, dividida com a Psicopedagogia. A equipe conta com 1 professora (20 hs.) e 2 professoras (10 hs. cada uma) e 6 estagiários de 3º e 4º anos de Serviço Social.

RECURSOS DE QUE NECESSITARIA O SERVIÇO PARA MELHOR DESENVOLVER SEU TRABALHO – (MATERIAIS, ESPACIAIS, HUMANOS, OUTROS) – JUSTIFICAR
· Linha telefônica para contatos com pais, para Grupos de Recepção e Grupos Temáticos (média de 60 contatos para organização dos grupos) e contato com organizações, para cadastro e encaminhamentos.

· Computador (perfil – fichas de cadastro de recursos da comunidade).

OUTROS INFORMES E/OU COMENTÁRIOS
Há perspectivas de criação de aprimoramento em Serviço Social.

4. PSICOPEDAGOGIA
Nota – Este serviço em alguns formulários ainda consta como Reeducação Pedagógica.

Profissional responsável: Marilda P.O. Ribeiro

COMPOSIÇÃO ATUAL DA EQUIPE:
Supervisores:
Marilda P. O. Ribeiro - Faculdade de Psicologia*
Anete Maria B. Fernandes - Faculdade da Educação*
Maria Luiza Andreozzi - Faculdade da Educação*
Nadia Bossa - Curso de Especialização Psicopedagogia COGEAE


* Também com vínculos com Especialização Psicopedagogia COGEAE

Estagiários: Alunos do Curso de Especialização em Psicopedagogia do COGEAE. São profissionais com cursos de Graduação em Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia ou outras áreas, ligadas à Educação. O nº de estagiários pode variar, mas no mínimo temos a cada ano 40 estagiários à 5 grupos de supervisão para 8 alunos cada. Os atendimentos absorvem o aluno que atende e observadores (espelho).

OBJETIVOS
Atendem crianças e adolescentes que apresentam queixas escolares realizando diagnóstico e acompanhamento psicopedagógico.

JUSTIFICATIVA
O Serviço existe há muitos anos, talvez desde o início do funcionamento da Clínica e era entendido como atendimento complementar ao atendimento psicológico. Era realizado por profissionais/técnicos. A profa. Genny Golubi de Moraes trabalhou neste esquema na Clínica por cerca de 30 anos. Eu mesma no início atendia as crianças. Posteriormente, motivado por conversas com a direção da Clínica à época (profas. Cecília Faria e Marcia Bragante) sugeri à profa. Genny que expandíssemos o atendimento aliando a diversa formação de alunos via estágio. Isto foi possível estabelecendo-se um “convênio” com o curso de especialização em psicopedagogia do COGEAE.

Apresentei à profa. Marcia Bragante nosso projeto. Funcionamos em caráter experimental durante algum tempo (do ponto de vista do curso de especialização). Posteriormente este curso teve seu regimento alterado com a carga horária de estágio e supervisão tornadas obrigatórias.

Atualmente o curso oferece duas modadlidades de estágio a seus alunos – aqui na Clínica e em instituições. O estágio dura 2 semestres letivos. Há bastante demanda para o atendimento que oferecemos. Em geral há espera. Há também demanda de estágio não atendida. Se tivéssemos possibilidade de ampliar o número de atendimentos teríamos estagiários interessados. Em geral o número de alunos do curso de especialização que opta pelo estágio clínico é maior do que o número de vagas que oferecemos.

ORGANIZAÇÃO ATUAL DO SERVIÇO
Inter-relação com as demais atividades da clínica: encaminhamos e recebemos encaminhamentos de outros setores (triagem, psicodiagnóstico, psicoterapias, grupos de pais, etc.).

Além da Clínica: Curso de Especialização em Psicopedagogia COGEAE como já explicitado na página anterior.

ATIVIDADES EM DESENVOLVIMENTO NO MOMENTO
Diagnóstico psicopedagógico

Acompanhamento psicopedagógico

Realizados pelos estagiários e eventualmente por mim (casos de maior urgência ou quando há impossibilidade de continuar um caso já em atendimento por estagiários). As outras professoras só supervisionam os estagiários.

RECURSOS DE QUE DISPÕE O SERVIÇO PARA DESENVOLVER SEU TRABALHO
Contamos com a infraestrutura da Clínica e seus funcionários.

RECURSOS DE QUE NECESSITARIA O SERVIÇO PARA MELHOR DESENVOLVER SEU TRABALHO – (MATERIAIS, ESPACIAIS, HUMANOS, OUTROS) – JUSTIFICAR
A impossibilidade de ampliar o número de atendimentos deve-se ao fato de haver um espaço limitado na Clínica. Contamos com um número de salas bastante reduzido dado todos os atendimentos que são realizados nesta instituição.

O problema de espaço também se faz presente no aspecto local para guardarmos nosso material. A maioria dos estagiários o transporte semanalmente.

OUTROS INFORMES E/OU COMENTÁRIOS
A profa. Marilda tem 10 horas contratuais – TP10 – na Clínica para exercer as atividades do setor. As outras supervisoras recebem pelo COGEAE.

5. FONOAUDIOLOGIA
Profissional responsável – Odisséia S. Stevaux – CRFa. 1968/SP

COMPOSIÇÃO ATUAL DA EQUIPE:
Fonoaudióloga responsável e estagiárias cursando o 4º ano de fonoaudiologia da PUC ou recém-formadas, em número que varia de duas a quatro por ano.

OBJETIVOS
Avaliar e atender aos pacientes que, em avaliação ou atendimento psicológico, apresentem queixas de alterações a nível da Comunicação Oral e/ou Escrita, Voz e Audição.

JUSTIFICATIVA
Dentro da proposta da Clínica de inserir o indivíduo de forma saudável, dentro de um contexto social, o Serviço de Fonoaudiologia, ao promover o desenvolvimento da Comunicação como um todo, está colaborando de forma incisiva para a realização e concretização desta proposta.

ORGANIZAÇÃO ATUAL DO SERVIÇO
O Serviço de Fonoaudiologia recebe encaminhamento de vários setores da Clínica: Triagem, Psicodiagnóstico, Psicoterapia Infantil, como de outros serviços: Neurologia, Psiquiatria.

Ao encaminhar pacientes para fora, mantém contato com a DERDIC (exames audiológicos, foniátricos).

ATIVIDADES EM DESENVOLVIMENTO NO MOMENTO
Avaliação fonoaudiológica, terapia fonoaudiológica (sob supervisão) encaminhamento de pacientes a fonoaudiólogas cadastradas, quando não há condições de atendimento na Clínica (falta de vaga; dificuldades de locomoção ou incompatibilidade de horário do paciente, realização de O.R.L.) sempre visando dar solução a todos os casos que nos são solicitados.

RECURSOS DE QUE DISPÕE O SERVIÇO PARA DESENVOLVER SEU TRABALHO – (MATERIAIS, ESPACIAIS, HUMANOS, OUTROS)
§ Sala com mesa, cadeiras, armário de materiais, embora tal sala seja compartilhada com outros setores.

§ Jogos diversos.

§ Materiais específicos para trabalho fonoaudiológico.

RECURSOS DE QUE NECESSITARIA O SERVIÇO PARA MELHOR DESENVOLVER SEU TRABALHO – (MATERIAIS, ESPACIAIS, HUMANOS, OUTROS)
§ Ramal telefônico, para facilitar os contatos externos que se fazem necessários durante o processo de avaliação e atendimento ao paciente.

§ Novos jogos e materiais lúdicos para a atividade terapêutica.

6. PSICOTERAPIA DE DEFICIENTE VISUAL
Profissional responsável – Efraim Rojas Boccalandro

COMPOSIÇÃO ATUAL DA EQUIPE:
Professor Efraim Boccalandro e as estagiárias Eliane, Ana Paula, Natália, Maria Angela Zambom

OBJETIVOS
O serviço se propõe a atender em psicoterapia, deficientes visuais com visão sub-normal para baixo.

JUSTIFICATIVA
O deficiente visual encontra com certa facilidade nas instituições para reabilitação, mas, dificilmente estas instituições contam com profissionais para psicoterapia.

ORGANIZAÇÃO ATUAL DO SERVIÇO
As atividades atuais do serviço são: atendimento psicoterapêutico. No espaço da Clínica pelo Prof. Dr. Efraim, cinco clientes; Paula 1; Ligia 1

Fizemos um convênio com o CADEVI – Centro de Apoio a Deficiente Visual a Deficiente Visual. Iniciando este atendimento o estagiário Guilherme, Ana Paula e Maria Ângela iniciaram quatro atendimentos em salas do CADEVI, este convênio está permitindo que a Clínica, não precise ocupar mais sala para estes quatro atendimentos iniciar.

ATIVIDADES EM DESENVOLVIMENTO NO MOMENTO
Já informado acima.

RECURSOS DE QUE DISPÕE O SERVIÇO PARA DESENVOLVER SEU TRABALHO
Cursos de Testes o serviço dispõe do PMK (adaptado para cegos) e o Teste Projetivo Sonoro (Efraim Rojas Boccalandro).

RECURSOS DE QUE NECESSITARIA O SERVIÇO PARA MELHOR DESENVOLVER SEU TRABALHO – (MATERIAIS, ESPACIAIS, HUMANOS, OUTROS) – JUSTIFICAR
Para desenvolver o serviço precisamos de mais estagiários.

7. NEUROLOGIA
Profissional responsável: Dra. Denise B. C. Menezes

COMPOSIÇÃO ATUAL DA EQUIPE:
Apenas a profissional responsável

OBJETIVOS
Avaliar os pacientes atendidos na Clínica, que tenham suspeita de comprometimento orgânico neurológico. Fazer diagnósticos, solicitar exames, acompanhar os pacientes que tenham patologia orgânica neurológica confirmada. Suporte médico para o diagnóstico psicológico quando necessário.

JUSTIFICATIVA
A fronteira entre patologia orgânica e não orgânica atualmente é sutil e basicamente didática. A ciência neuro cognitiva, a abordagem interdisciplinar na pesquisa e no atendimento clínico, comprovam que a cada alteração psíquica há uma correspondente mudança bioquímica cerebral e vice-versa. O trabalho conjunto nos favorece optar para cada paciente individualmente, a forma de tratamento ideal ou possível.

ORGANIZAÇÃO ATUAL DO SERVIÇO
O serviço de Neurologia recebe pacientes encaminhados pelos demais setores da Clínica.

ATIVIDADES EM DESENVOLVIMENTO NO MOMENTO
§ Atendimento de consultas.

§ Orientação de alunos do psicodiagnóstico.

§ Discussão de casos com alunos, supervisores e aprimorandos.

RECURSOS DE QUE DISPÕE O SERVIÇO PARA DESENVOLVER SEU TRABALHO – (MATERIAIS, ESPACIAIS, HUMANOS, OUTROS)
Sala, material de exame neurológico (oto e oftalmoscópio, diapasão, martelo, tabelas de provas neurológicas, maca)

RECURSOS DE QUE NECESSITARIA O SERVIÇO PARA MELHOR DESENVOLVER SEU TRABALHO – (MATERIAIS, ESPACIAIS, HUMANOS, OUTROS) – JUSTIFICAR
EEG, Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética, Telefone (ramal)

8. TRIAGEM E PLANTÃO
Profissional responsável: Noely Montes Moraes

COMPOSIÇÃO ATUAL DA EQUIPE:
1. Professores que compõem a equipe de triagem (como supervisores): >
Hélio Roberto Deliberador

Marcia Amadeu Bragante

Marina Pereira Rojas Boccalandro

Mirel Granatovicz

Noely Montes Moraes

Regina Sônia G. Fernandes do Nascimento

2. Estagiários do aprimoramento psicológico e psiquiátrico.

3. Estagiários da graduação (núcleo 14)

OBJETIVOS DO SERVIÇO
1. Oferecer uma escuta especializada às chamadas das pessoas que procuram a Clínica, ou que são encaminhadas por instituições e outros profissionais, no sentido de acolher e encaminhar adequadamente suas necessidades.

2. Após acolher e esclarecer a demanda, providenciar encaminhamento para:

- atendimento breve, no próprio espaço de plantão, através de alguns encontros (no máximo 4).

- interno, para as diversas modalidades de atendimento oferecidas pela Clínica.

- externo, para terapeutas cadastrados.

- externo, para outras instituições.

FUNCIONAMENTO
A recepção inicial das solicitações de atendimento propõe-se a estar permanentemente abertas para aqueles que procuram a Clínica. Essa proposta tem em vista o pronto atendimento do cliente quando procura nosso serviço e a eliminação ou diminuição da espera entre a inscrição e a triagem.

Desse modo, estará sendo aprimorada a qualidade da escuta que é oferecida ao cliente quando da sua procura pela Instituição.

Com sistemática estamos constituindo a clientela necessária ao funcionamento dos diferentes serviços da Clínica e, nos momentos de menor fluxo, estaremos encaminhando essas solicitações para o Cadastro Profissional dos ex-alunos, além de oferecer atendimento breve quando assim for a demanda.

Os professores e estagiários da triagem estabelecem os dias e períodos em que ocorrem a triagem e inscrição dos interessados.

Desse modo procura-se o preenchimento mais próximo possível dos períodos de funcionamento da própria Clínica.

Essa nova proposição busca responder com melhor funcionamento estrutural o fato de a Clínica-Escola ter um reconhecimento da população com um Centro de Atenção e Referência em Psicologia Clínica.

O objetivo da triagem, além do atendimento inicial e de suprir as necessidades dos diferentes estágios, poderá ser também o de elaborar comunicações que reflitam sobre a necessidade de vigilância e estudos epidemiológicos em Saúde Mental.

Isso configura uma abordagem que é nova, complexa e que escapa à formação e domínio da Psicologia Clínica e do próprio modo como vimos enfocando a triagem e nossa Instituição Clínica.

NORMAS DE TRIAGEM DA CLÍNICA PSICOLÓGICA "ANA MARIA POPPOVIC"
1. Os Professores que integram a equipe de Triagem e Plantão Psicológico da Clínica deverão atender semanalmente, no mínimo, um cliente por hora de contrato.

2. Semanalmente, cada Professor da Triagem deverá preencher o relatório semanal de Triagem conforme modelo elaborado. No final do mês, os relatórios deverão ser encaminhados à Coordenadora da Triagem, para a confecção do relatório mensal.

3. Os encaminhamentos para quaisquer das modalidades de atendimento da Clínica só serão aceitos pela secretaria se constar na ficha de inscrição o relatório com os dados da entrevista de triagem conforme estipulado no documento “Projeto de Triagem da Clínica Ana Maria Poppovic”.

4. A secretaria deverá providenciar as folhas do Relatório Semanal de Triagem e deixá-las na mesa da sala de triagem.

5. O professor ligado a este serviço deve incluir a atividade de supervisionar a triagem feita por alunos/estagiários do aprimoramento e cumprir o que se segue:

1. Fazer cumprir os procedimentos contidos no documento “Projeto de Triagem da Clínica Ana Maria Poppovic” ;

2. Garantir o preenchimento do Relatório Semanal de Triagem, bem como seu encaminhamento à Coordenação da Triagem;

3. Garantir a elaboração do relatório com os dados da entrevista de triagem, assinando-o junto com o aluno/estagiário.

9. NPPI - NÚCLEO DE PESQUISAS DA PSICOLOGIA EM INFORMÁTICA SERVIÇO DE INFORMÁTICA.
Profissionais responsáveis: Lorival de Campos Novo e Rosa Maria Farah

COMPOSIÇÃO ATUAL DA EQUIPE:
Coordenação – Rosa Maria Farah

Professores responsáveis - Lorival de Campos Novo e Rosa Maria Farah

Psicóloga colaboradora – Ivelise Fortin de Campos

Estagiários – 8 (oito) Estagiários do Aprimoramento Clínico

OBJETIVOS
1. Implementar a informatização da comunicação Clínica - Comunidade em seus vários níveis, especialmente através da atualização e manutenção da Home Page da Clinica, enquanto veículo de comunicação digital, bem como enquanto um "instrumento meio" para os demais objetivos mencionados abaixo.

2. Implementar novas formas de atendimento clínico e prestação de serviços especialmente voltados a situações cuja problemática envolva a utilização dos recursos da informática e suas decorrências.

3. Realizar registro dos trabalhos citados em 2, visando coletar material para investigar – do ponto de vista psicológico - os efeitos gerados pela difusão dos recursos da informática no comportamento, bem como nos diversos campos das atividades e interações humanas.

4. Fornecer suporte às atividades do Aprimoramento Clínico - bem como a outras atividades desenvolvidas junto à Clínica - no que diz respeito à utilização dos recursos da informática aplicada aos trabalhos do Psicólogo.

JUSTIFICATIVA
A função original deste núcleo - criado em 1995 - foi criar e manter a Home Page da Clínica Psicológica da PUC-SP, visando duas metas principais:

1. Facilitar a comunicação Clínica-Comunidade;

2. Servir como um espaço privilegiado para o desenvolvimento das novas formas de prestação de serviços, bem como projetos de pesquisa na área de interseção Psicologia / Informática.

Desde aquela época, - e em paralelo com o grande avanço da utilização das novas tecnologias (a informática em especial) - temos percebido um novo e crescente tipo de procura por parte da comunidade: Tal demanda consiste principalmente na crescente solicitação (através da imprensa, e outros órgãos de comunicação) visando a busca de esclarecimentos e fornecimento de orientações à população no que diz respeito aos riscos e benefícios envolvidos na utilização dos recursos da informática em geral, e da Internet em particular.

Outro tema muito em pauta nesses pedidos é busca de informações sobre as possíveis modalidades de atendimento psicológico a pessoas que, a princípio, estão apresentando problemas de comportamento e/ou relacionamento, vinculados direta ou indiretamente à utilização de computadores e seus derivados. Notamos que essa procura se deve à evidente preocupação, em especial por parte de pais e educadores de crianças e adolescentes, ainda desorientados sobre como agir frente a essa nova realidade.

Assim, além daquelas funções originais, e agora já caracterizado como um dos Serviços da Clínica, o NPPI se constitui em um espaço privilegiado para que os profissionais de Psicologia em formação pela PUC-SP, possam complementar e ampliar tal formação. O mesmo se aplica ao fato de oferecermos campo de estágio aos Aprimorandos da Clínica, que atuam também como colaboradores nas atividades oferecidas nas diversas modalidades do Aprimoramento Clínico /2001.

ORGANIZAÇÃO ATUAL DO SERVIÇO
Além continuidade das suas propostas iniciais, e agora como dos Serviços da Clínica, o NPPI passou a receber, já a partir deste ano de 2000, um grupo de Aprimorandos que optaram por participar das atividades do setor.

Temos também atendido a várias solicitações de informações, esclarecimentos e/ou palestras relacionadas a nossa área, junto a outros setores da própria Clínica, da Faculdade de Psicologia, e da promoção de atividade relativa à Educação à Distância, através da COGEAE.

ATIVIDADES EM DESENVOLVIMENTO NO MOMENTO
1. Continuidade – na medida de nossas possibilidades – da manutenção e atualização das informações constantes na Home Page da Clínica.

2. Atendimento aos diversos tipos de solicitação que nos chegam através da correspondência eletrônica: pedidos de informação, orientação, e encaminhamentos. Este trabalho – realizado pelos estagiários – vem sendo supervisionado pelos professores responsáveis na medida em que já está se caracterizando como uma nova forma de prestação de Serviços da Clínica Escola, a saber: a “Orientação Psicológica via e mail”.

3. Continuidade da pesquisa sobre caracterização do uso dos recursos de Informática entre professores e alunos da Faculdade de Psicologia da PUC-SP.

4. Oferta de atendimento clínico ‘presencial’, voltado a pessoas cuja queixa envolva de alguma maneira a utilização das novas tecnologias geradas pela informatização.

5. Realização da Orientação Profissional (O. P.) através da Internet, em parceria com a COGEAE e com a Professora Maria Elci Spaccaquerche.

6. Atendimento às diversas demandas por parte da comunidade acadêmica, bem como da comunidade mais ampla, no sentido de fornecermos informações e orientações sobre os temas em pauta no Núcleo: esta atividade tem sido realizada na forma de entrevistas, palestras, participação em eventos da área, etc.

7. Participação nas atividades do Grupo de Trabalho GT- ATMC (Atendimento Mediado por Computador) do CRP/06 de São Paulo (desde 1999) e da Comissão Nacional criada pelo CFP (Conselho Federal de Psicologia) responsável pela regulamentação dos serviços psicológicos oferecidos via Internet.

8. Participação no planejamento de um novo Curso sobre a temática das interfaces “Psicologia/Informática” a ser oferecido em parceria entre o GT-ATMC do CRP/06 e a COGEAE da PUC-SP.

9. Continuidade do trabalho de implantação deste novo Serviço, especialmente no que diz respeito à organização de rotinas de trabalho, instalação dos equipamentos e suporte técnico necessário a efetiva continuidade das atividades em andamento.

RECURSOS DE QUE DISPÕE O SERVIÇO PARA DESENVOLVER SEU TRABALHO - (MATERIAIS, ESPACIAIS, HUMANOS, OUTROS)
Além da equipe de professores, e estagiários já descrita, contamos com os seguintes recursos:

- A sala que abriga os equipamentos e as atividades da equipe do NPPI.

- Equipamentos: 4 computadores, dos quais apenas um está atualmente conectado à Internet, e um está inativo desde sua entrega ao setor; 1 scanner; 1 impressora, demais suprimentos necessários.

RECURSOS DE QUE NECESSITARIA O SERVIÇO PARA MELHOR DESENVOLVER SEU TRABALHO - (MATERIAIS, ESPACIAIS, HUMANOS, OUTROS)
1. A participação contínua de um elemento (estagiário capacitado ou funcionário) que nos forneça o necessário suporte técnico em informática.

2. A complementação da aquisição e instalação dos equipamentos já solicitados anteriormente.

Notas:
(1) A organização deste artigo é de responsabilidade das Professoras Yara Spadini Vicini e Rosa Maria Farah, com a colaboração dos Coordenadores de todos os Serviços da Clínica Psicológica da PUC-SP.