Boletim Clínico | Psicologia Revista | Artigos
12. Resenhas Bibliográficas:
· A Intuição do Psicólogo – Técnicas de Abordagem com o Uso do Rorschach de Isabel Adrados - Efraim Rojas Boccalandro
"A Intuição do Psicólogo - Técnicas de abordagem com o uso do Rorschach"
Autora: Isabel Adrados
Editora: Entreletras. Rio de Janeiro, 2000
O título desta obra já sugere o que nela vamos encontrar. A autora Isabel Adrados, psicóloga dos primeiros tempos do Instituto de Seleção e Orientação Profissional (ISOP) da Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro, passa pela segunda metade do sec. XX na crista da onda psicológica dirigida pelo professor doutor Emílio Mira y López.
Na saga da psicologia, a doutora Isabel enveredou pela especialização no psicodiagnóstico de Rorschach, e nessa área publicou livros e monografias. Considero este último livro um arremate do seu trabalho com Rorschach, ela nos apresenta diversos aspectos que são interpretados no teste, colocando a sua intuição pessoal para extrair novos sentidos dos sinais Rorschach.
Entre os capítulos que mais me interessaram está o que descreve a aplicação do teste Rorschach antes de começar um processo psicoterapêutico, para inferir dele o comportamento do cliente no futuro processo de psicoterapia. Os sinais Rorschach que permitem a doutora Adrados predizer se o cliente vai se engajar no processo para conseguir se conhecer melhor e superar angústias e problemas, ou se o cliente vai se manter fora do processo terapêutico.
O livro consta de seis partes e trinta e dois capítulos, um livro denso no seu conteúdo pois apresenta muita informação sobre o teste Rorschach. Seguramente sua leitura será bem mais proveitosa para os que tiverem conhecimentos e experiências prévias com Rorschach.