aprimoramento - topo banner - clínica psicológica - puc-sp

BOLETIM CLÍNICO - número 11 - novembro/2001

Boletim Clínico | Psicologia Revista | Artigos


9. O.P. – Programa de Orientação Profissional Via Internet - Rosa Maria Farah

Sobre o contexto em que esse projeto foi desenvolvido

Este processo de Orientação Profissional via Internet está inserido no conjunto de atividades desenvolvidas pelo Serviço de Informática da Clínica Escola da PUC-SP, o NPPI - Núcleo de Pesquisas da Psicologia em Informática.

Assim julgamos pertinente localizar aqui, inicialmente, o contexto em que tal projeto vem sendo desenvolvido em colaboração com a COGEAE/PUC-SP e a professora Maria Elci Spaccaquerche, autora da obra que deu origem ao conteúdo do trabalho em pauta, bem como de seu desenvolvimento conceitual.

O NPPI foi criado em fins de 1995, tendo então como meta a criação da Home Page da Clínica Escola da PUC-SP. Na época o objetivo dessa H. P. era a agilização da comunicação Clínica-Comunidade, visando a divulgação dos trabalhos de atendimento, ensino e pesquisas ali realizados.

Posteriormente, em paralelo ao crescente avanço do uso das novas tecnologias, observamos o surgimento de novas demandas, tanto por parte de alunos e professores da PUC-SP, quanto - especialmente - por parte da comunidade atendida, através dos e-mails dirigidos à nossa equipe. Este fato fez com que redefiníssemos os objetivos do trabalho do Núcleo que foram ampliados para os seguintes termos:

Objetivos do NPPI

-Implementar a informatização da comunicação Clínica - Comunidade, bem como o desenvolvimento de serviços psicológicos específicos envolvendo a utilização de recursos da informática.

-Propiciar campo de estágio para profissionais de Psicologia, visando habilitá-los a atuar nessa nova área de intervenção, surgida após o grande desenvolvimento dos novos recursos tecnológicos.

-Implementar projetos de pesquisa visando investigar, do ponto de vista psicológico, os efeitos gerados pela difusão dos recursos da informática nos diversos campos da atividade humana.

Esta revisão dos nossos objetivos foi acompanhada de ampliações na composição da equipe responsável pelo setor , bem como do desenvolvimento de novas atividades no núcleo, atividades essas hoje já diversificadas, na forma de pesquisas e desenvolvimento de novas modalidades de serviços na área de interseção Psicologia / Informática.

Para mais detalhes sobre os vários trabalhos em andamento no Núcleo sugerimos uma visita ao nosso site e/ou um contato por meio do endereço eletrônico da Clínica Ana Maria Poppovic. De momento nossa atenção estará voltada para um desses serviços em especial: o processo de Orientação Profissional via Internet, tema central desta apresentação.

ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL VIA INTERNET - O. P.

Origem do Projeto

Este trabalho consiste basicamente na recriação para, a versão 'on line', da proposta de Orientação Profissional apresentada pela Professora Maria Elci Barbosa em seu livro "O que Você Vai Ser Quando Crescer ?" - Ed. DeLeitura, São Paulo, 1999.

Participam de sua execução, além da própria Profa. Maria Elci:

Pelo NPPI - Serviço de Informática da Clínica Escola da PUC-SP, como coordenadora, a Professora Rosa Maria Farah, e como monitores dos grupos de orientandos os psicólogos colaboradores do setor Ivelise F. de Campos e Paulo A. Lopes. O desenvolvimento técnico do projeto é fruto da colaboração da COGEAE - Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão da PUC-SP, setor responsável pelos projetos de educação à distância em nossa universidade.

Objetivos da O.P.

Esse serviço caracteriza-se por ter uma concepção educativa, portanto profilática, do processo de escolha profissional. Pode ser definido como um sistema interativo - on line - de ajuda profissional destinada aos jovens que queiram fazer uma reflexão sobre a escolha de sua carreira.

Através dos diferentes módulos trabalhados de uma maneira integrada o programa permite que o usuário-internauta possa se avaliar face ao mundo das profissões e se informar sobre as mesmas, elaborando ao final um projeto pessoal de escolha.

Pressupostos

O programa tem uma concepção educativa - portanto profilática - do processo de escolha profissional. Baseado na abordagem clínica de Bohoslavsky e na concepção de Pelletier da carreira como um processo contínuo na vida do indivíduo, esse programa caracteriza-se pelos seguintes pressupostos:

1º Pressuposto: A Orientação Profissional proposta neste trabalho caracteriza-se como um processo de aprendizagem da escolha. A idéia central é demonstrar ao jovem orientando, através da reflexão proposta no programa a importância dessa aprendizagem, pois durante toda a sua vida - e não somente na área profissional - estará fazendo escolhas.

Assim, o serviço de O. P. não se propõe a "dar", ou mesmo indicar, uma profissão ao jovem orientando, mas auxiliá-lo no processo de pensar e definir critérios para a sua escolha.

Todo o trabalho é desenvolvido no sentido de fornecer os quesitos de informações necessários para uma escolha consciente.

2º Pressuposto: Para qualquer escolha é necessário que se disponha do conjunto de informações pertinentes ao objeto da mesma. Assim, para a escolha de uma carreira profissional é preciso que o jovem tenha acesso às informações relativas às profissões, bem como com respeito a si mesmo, a fim de estabelecer um projeto para a busca da sua auto-realização.

Quanto às informações relativas à própria pessoa do orientando - dentro do âmbito da carreira profissional - podemos citar a percepção dos seus interesses, preferências, habilidades e talentos. Muitas dessas percepções são "desconhecidas" pelo próprio indivíduo.

O processo de "descobrir a si mesmo", realiza-se através de diversas atividades do programa, possibilitando ao orientando identificar aquelas características pessoais que deverá levar em conta ao realizar sua escolha profissional.

O outro pólo de informações refere-se ao "mundo das profissões", onde o orientando deverá pesquisar sobre as áreas onde concentre seu maior interesse, afunilando suas escolhas, através da aplicação de critérios de realização e de realidade quanto aos seus objetivos profissionais.

Para que esse processo de busca de informações pudesse ocorrer foram criadas atividades pertinentes a cada área, bem como ambientes virtuais adequados para a interatividade entre o orientando, orientadores e colegas de grupo.

3º Pressuposto: Ainda que a escolha profissional se caracterize como processo individual, tal processo pode ser mediado pela participação em dinâmicas de grupo, onde este (o grupo) se torna um facilitador para obtenção de informações e a realização de reflexões referentes ao próprio processo de escolha.

Nesse sentido a interatividade entre os componentes do grupo, com a conseqüente troca de informações, é um elemento facilitador e enriquecedor do próprio processo individual de escolha. Para isso foram criados fóruns e chats, dentro do serviço em pauta, como ambientes propícios e adequados para que tal interatividade aconteça via Net.

4º Pressuposto: Toda escolha feita através de um processo de reflexão é mais facilmente assumida, porque é uma escolha responsável.

Uma escolha feita através de um processo de reflexão, torna o indivíduo mais consciente dos seus atos, e mais ciente das conseqüências dos mesmos: O orientando responde por sua escolha, ele é o autor do seu processo. Por isso sua escolha é mais consciente e responsável.

Dentro desse programa, esse é o momento em que o orientando tem a oportunidade de pensar num "projeto profissional". Para isso é necessário que se situe no momento presente, percebendo-o, bem como às metas que deverá estabelecer para a realização do seu projeto.

5º Pressuposto: A Carreira Profissional acontece como um processo contínuo. Cada fase desse processo envolverá uma escolha adequada. O programa de O. P. enfoca um dos passos essenciais desse processo, ou seja: a escolha do curso que o orientando deverá fazer, de forma a se tornar o eixo central de sua futura profissão, na medida em que este é um dos requisitos básicos para o encaminhamento de sua carreira.

Mas, a percepção de que o processo do desenvolvimento da carreira de cada participante prosseguirá, de modo contínuo, não somente conecta o orientando a um dado da realidade objetiva, como também traz um alívio à alta ansiedade que tão freqüentemente acompanha o jovem na vivência dessa fase.

Entende-se, portanto, que o orientando é capaz de fazer sua escolha nesse momento, compreendendo que essa é uma das muitas escolhas que estará fazendo, tanto no campo profissional como pessoal.

ETAPAS DO PROCESSO

Essencialmente centrada no "processo de escolha", a questão da escolha profissional é abordada no programa em seus diversos aspectos. As atividades são distribuídas segundo três etapas principais:

1. Descobrindo você mesmo - Propõe-se aqui a percepção e organização das características pessoais necessárias para o encaminhamento da escolha profissional. Como por exemplo: habilidades, interesses, talentos e preferências. Atividades previstas: "Formulário" - "Modelo Profissional" - "Verbos" - "Autobiografia".

2. O mundo das profissões - Prevê e orienta o levantamento de informações a respeito do mundo acadêmico, realidade universitária e mercado de trabalho, detalhando as profissões de maior interesse, selecionadas a partir dos módulos anteriores. Atividades previstas: "Preferências" - "Jogo dos Mestres".

3. O meu projeto - Consiste em trabalho final a ser desenvolvido pelos orientandos, na forma de uma Home Page, trabalho esse também orientado pelo monitor do grupo. Atividades previstas: "O Meu Projeto"

METODOLOGIA

Quem participa - população alvo: Esse serviço se destina a pessoas que queiram fazer uma reflexão sobre sua escolha profissional. Inicialmente o projeto se destina aos jovens entre 16 e 20 anos de idade, incluindo aqui não só aqueles do II Grau, como aqueles que já terminaram o 3o. ano do II Grau, e aqueles que já iniciaram uma carreira universitária, mas que não estão satisfeitos com a mesma.

Espaços de Interatividade: São três os espaços de interatividade que o programa apresenta. Nesses espaços o orientando tem a oportunidade de estar refletindo sobre o seu processo de escolha.

1. Existe um espaço de debates de temas da Orientação Profissional, onde o orientando coloca sua opinião sobre um tema e tem a oportunidade de confrontá-la com a opinião dos demais participantes. Esse espaço é o Fórum Temático.

2. O segundo espaço de interatividade é o Chat, que ocorre uma vez por semana em horários previstos, quando o orientador está on line (em tempo real) para responder às questões ali colocadas pelos participantes.

3. O terceiro espaço interativo é o Fórum Café, espaço esse dedicado à livre interação informal entre os membros do grupo.

Como participa: São formados grupos de aproximadamente 15 jovens, e suas atividades são acompanhados semanalmente pelo monitor do grupo durante as atividades individuais enviadas via Internet, nos "chats" e fóruns. Este serviço é oferecido e veiculado pela COGEAE* , que também define preço e forma de pagamento.

TEMPO DE DURAÇÃO

O processo é realizado no tempo do orientando. O espaço virtual não segue os mesmos parâmetros temporais do processo presencial. Mesmo assim o programa propõe a realização em tempo mínimo de quatro semanas, pois pressupõe que o processo de reflexão exige um tempo de elaboração mental, durante a execução das tarefas. Contudo o programa fica aberto para o orientando por oito semanas. Assim, se por qualquer razão - e no mundo virtual podem ser muitas - o orientando não puder realizar seu processo no tempo previsto, ele terá até oito semanas para fazê-lo.

ASPECTOS ÉTICOS

Este programa está sendo realizado dentro das normas estabelecidas na resolução 003/2000, de 25 de setembro de 2000, pelo Conselho Federal de Psicologia que regulamenta o atendimento psicológico mediado por computadores.

De acordo com o artigo 5o. dessa resolução é reconhecida e autorizada pelo CFP a realização de diversas formas de "orientação psicológica" através de meios eletrônicos, inclusive a Internet, desde que sejam observadas as normas éticas detalhadas no texto da própria resolução. A íntegra desse documento pode ser acessada no seguinte endereço eletrônico: http://www.pol.org.br/normatizacao/legislacao.cfm.

Informamos ainda que estamos no aguardo da implantação, pelo CFP, do sistema de cadastramento eletrônico, mencionado nesse texto.

GRUPOS JÁ REALIZADOS

O programa foi ao ar em agosto de 2000 com um grupo piloto composto por 11 jovens de 15 a 19 anos, e mais uma funcionária da instituição (PUC) de 30 anos, num total de 12 pessoas. Destes, 10 completaram o processo.

Em seguida aconteceram mais dois grupos de 10 pessoas em cada um deles.

A partir de dezembro de 2000 o programa passou por um reajuste, tendo sido reaberto novamente em junho de 2001. Nesse segundo semestre de 2001 aconteceram mais três grupos num total de 24 orientandos.Total geral de participantes até o momento: 56 orientandos distribuídos em 6 grupos.

RESULTADOS

Dado o pouco tempo de existência do Programa, não foi ainda realizada uma análise quantitativa de resultados, por contarmos com um número relativamente pequeno de participantes até o momento.

Por outro lado, deve ser considerado também o fato de que a atenção maior da equipe até o momento tem-se centrado na eficácia do processo, sendo que nossa atenção tem se concentrado na análise qualitativa das observações até aqui realizadas, no "passo a passo" do andamento de cada grupo. Assim, uma análise quantitativa sobre os resultados ainda está por ser configurada. Por outro lado, a eficácia do programa pode ser medida através da HOMEPAGE feita pelos orientando, e pelo feed back dos mesmos nos chats e fóruns.

Apresentamos abaixo alguns exemplos desses feed backs, mantendo a informalidade coloquial da linguagem utilizada pelos jovens na comunicação via Internet.

MSG nº 91 - Fórum - 10/10/2000
De: Patrícia
Para: M. Elci
Subject: Atividade 4

Olá Maria Elci!
Nessa atividade eu pesquisei mais a fundo mesmo publicidade e psicologia, mas acabei colocando psicologia, pois cheguei à conclusão de que com a psicologia eu também posso trabalhar com o mundo da comunicação e fazendo publicidade eu estaria excluindo uma área que sempre tive interesse e facilidade.
Obrigada,
Beijos,
Pat

MSG nº 94- 19/09/2000
De: Mariza
Para: Orientador
Subject: Finalmente a minha escolha ...
Depois de muito pensar e refletir sobre tudo o que envolvia a minha escolha profissional, eu preenchi a minha ficha da Fuvest: escolhi Arquitetura e estou muito feliz com a minha decisão ... É incrível como eu me senti aliviada ... Esta semana vou preencher a da UNICAMP, mas a escolha está mais clara, ou pelo menos eu estou mais tranqüila ...
Obrigada pela sua ajuda ...
Mariza

MSG nº 93 18/09/2000
De Thiago
Para Orientador
Subject: ACABEI!
Olá, maria elci
Estou lhe escrevendo pra dizer q achei tempo pra conclusão do nosso projeto!!!!
beijos,
Thiago

MSG nº 96 17/10/2000
De: Gustavo
Para Mariaelci
Subject: Acabou.............
Que pena durante esse tempo de pensar seriamente sobre a profissão consegui além de conhecer novas pessoas também descobri a profissão que mais me identifico. Adorei fazer parte desse projeto!!!!!!!
Agradeço a todos que ajudaram!!!!! Um abração e até um dia !!!!!!
Gus.

Projeto desenvolvido em colaboração com a Profa. Maria Elci Spaccaquerche, a COGEAE - Coordenadoria Geral de Extensão, Aperfeiçoamento e Especialização da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, e o NPPI - Núcleo de Pesquisas da Psicologia em Informática - da Clínica Psicológica Ana Maria Poppovic da Faculdade de Psicologia da PUC-SP. Endereço eletrônico: http://cogeae.uol.com.br/op. Trabalho apresentado na Sessão Especial sobre SERVIÇOS PSICOLÓGICOS NA INTERNET, proposta pela Dra. Maria Elisa Marchini Sayeg

Rosa Farah é Coordenadora do NPPI - Núcleo de Pesquisas da Psicologia em Informática, o Serviço de Informática - da Clínica Psicológica Ana Maria Poppovic da Faculdade de Psicologia da PUC-SP.

* Mais informações sobre as taxas e procedimentos de inscrição no programa podem ser obtidas na página da COGEAE ou na própria página do programa.