Boletim Clínico | Psicologia Revista | Artigos
3. Palavras do Leitor
Caro Efraim:
Fiquei muito contente de termos retomado o contato. Ainda mais que essa retomada foi feita através da energia orgone. Um reencontro energético!
Também fiquei feliz de ler o teu artigo sobre a saga da energia. Você conseguiu captar o essencial em Reich e transmitir aos leitores: que a energia orgone cósmica é uma realidade física tangível e manipulável e não apenas uma abstração esotérica. Ela, a energia, está aí há milênios, tem diversos nomes nas diferentes civilizações. Reich não a descobriu, ele apenas a quantificou.
Que bom que teu artigo vai aparecer em uma publicação científica. Assim muitas pessoas terão um acesso inicial ao pensamento de W. Reich, um pensamento tão preconceituosamente difamado nos meios acadêmicos e científicos.
Depois do nosso café, fiquei relembrando saudosamente do núcleo 7. Não sei se hoje existe algum núcleo que guarde as características do núcleo 7. Naqueles tempos de 1970-80 era o espaço da reflexão, da experimentação e da verdadeira livre-associação de idéias e pensamentos.
Espero que você continue sempre ousando abrir espaços para o livre pensamento e para a livre circulação da energia. Só a energia livre é capaz de criar novas idéias, novos pensamentos, novas formas de viver. Pois, como Reich mostra, a energia livre é vital e a energia capturada é mortal.
Abraço carinhoso
Cláudio Mello Wagner