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BOLETIM CLÍNICO - número 18 - setembro/2004

Boletim Clínico | Psicologia Revista | Artigos



28. Levantamento de Queixa Inicial

Aprimorandos Participantes:

Aline Ungari Monzillo
Andressa Risaliti
Carla Piva Dall'Anese
Carmem Sylvia Azevedo Bonfim
Carolina Guimarães Araújo
Christine Medeiros Francilaide Campos
Cyntia Maria Curti de Mello
Daniela Aparecida Loureiro Ramos Feris
Daniela Teixeira de Souza
Debora Graça dos Santos
Eduardo Ernesto Dutra Rodrigues
Gláucia Fernanda Macedo Oliveira
Lea Pinto de Arruda
Maria Beatriz Martinho do Valle
Maria Carolina Porto Cirne de Toledo
Maria Emília Benévolo Fernandes
Mônica Roitman
Rita de Cássia Machado Jimenes Cardoso
Tatiane Ichitani

Introdução:

Esta pesquisa surgiu da necessidade de responder a três questões básicas:

1) os supervisores da clínica vinham solicitando, nas reuniões, uma caracterização da clientela que buscava atendimento psicológico na nossa Instituição. Essa necessidade refletia o interesse de conhecer quais as demandas mais freqüentes, quais as queixas mais comuns em cada faixa etária, dentre outras.

2) desde a sua fundação, a Clínica tem se caracterizado por uma atenção as questões psicológicas mais presentes na sociedade. Esse levantamento buscou responder exatamente a necessidade de se obter um retrato atualizado dessa clientela, no que se refere ao sofrimento psíquico próprio dos nossos dias.

3) a partir desse levantamento será possível adequar nossa oferta de serviços e atendimentos às necessidades efetivas da população que nos procura.

Objetivos:

1) Levantar as características das demandas da população que procura a Clínica Psicológica "Ana Maria Poppovic" da PUC-SP.

2) permitir uma adequação dos serviços e atendimentos oferecidos pela clínica às necessidades efetivas da população.

Sujeitos:

Foram pesquisados 791 prontuários de clientes em atendimento e na fila de espera, de março a junho de 2003.

Desses prontuários foram levantados 1623 queixas.

Procedimentos:

Os aprimorandos consultaram os relatórios de triagem contidos nos prontuários dos pacientes matriculados, relacionando as queixas trazidas pelos clientes na 1ª entrevista.

Esta anotação foi feita em um impresso próprio (anexo1) que foi entregue na secretaria para tabulação dos dados.

Foram montadas as categorias, baseadas nos dados obtidos, conforme anexo 2.

Conclusões:

No quadro de tabulação de queixas observamos que a maioria dos nossos clientes é adultos (57%), seguidos pela população infantil (30%), depois adolescentes (10%) e por último 3ª idade (4%).

Quanto às queixas, mais da metade se refere aos transtornos afetivos e dificuldades de relacionamento.

Os transtornos afetivos compreendem (32,2%) das queixas. Nesse quadro incluem-se as depressões, fobias, compulsões, ansiedade e insegurança.

As dificuldades de relacionamento constituem (22,2%) das queixas e englobam as questões amorosas, familiares e de relacionamento em geral.