Área Restrita
   

Entrevista: Edin Sued Abumanssur

Mostra traz visibilidade à PUC-SP comunitária

“A PUC-SP é uma instituição que investe pesado em filantropia e isso deve ter um espaço adequado e justo na consciência cotidiana da comunidade”, afirma Edin Sued Abumanssur, coordenador da Mostra Comunitária que se realiza na PUC-SP em março.
Doutor em Ciências Sociais e docente da Universidade há 17 anos, Edin considera a exposição uma oportunidade importante da PUC-SP conhecer melhor a si própria, em termos de extensão universitária.
Vice-diretor Comunitário do Centro de Ciências Humanas da PUC-SP, Edin é professor do Departamento de Teologia e Ciências da Religião e autor dos livros As moradas de Deus: representações arquitetônicas do espaço sagrado entre protestantes e pentecostais (ed. Fonte Nova) e Turismo religioso: ensaios antropológicos sobre religião e turismo (ed. Papirus).

Leia abaixo a entrevista concedida pelo professor Edin Sued Abumanssur
à Assessoria de Comunicação Institucional (ACI)

ACI – Como surgiu a idéia de realizar a Mostra Comunitária?
Edin – Há uma grande quantidade de projetos comunitários desenvolvidos pela Universidade que não tem a justa e devida visibilidade. Se perguntarmos para um aluno se ele sabe quantos projetos comunitários a PUC-SP desenvolve, é capaz de ele citar um ou, no máximo, dois. A maioria deles é desconhecida por quase toda a nossa comunidade. A idéia da Mostra surgiu justamente dessa constatação e da vontade de criar uma oportunidade de expor os projetos.

ACI – Qual a importância da PUC-SP dar visibilidade aos seus trabalhos comunitários?
Edin – A PUC-SP se define por atuar nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. Desses três, o campo da extensão universitária é o primo pobre em termos de visibilidade, atenção e afeto por parte da nossa comunidade. E não precisa ser assim. Também é necessário considerarmos que a PUC-SP é uma instituição que investe pesado em filantropia e isso deve ter um espaço adequado e justo na consciência cotidiana da comunidade.

ACI – Onde ela será realizada e em quais horários?
Edin – A Mostra será realizada no campus Monte Alegre, de 25 a 27 de março. Estamos vendo a possibilidade de criarmos uma versão itinerante para que outros campi também tenham acesso a uma parte daquilo que fazemos em termos de extensão universitária.

ACI – Quais projetos estarão expostos? Ainda há possibilidade de serem incluídos outros trabalhos na Mostra?
Edin – A princípio, farão parte dessa Mostra os projetos que constam no livro PUC-SP: Universidade Comunitária, lançado em outubro de 2007.  No entanto, outros poderão ser agregados se atenderem os critérios que adotamos.

ACI – A que público ela é voltada?
Edin – Nosso público alvo é a comunidade universitária. Queremos que todos saibam o quanto a PUC-SP investe nessa área. O público externo também será informado e convidado a visitar a Mostra, mas vamos dar prioridade aos alunos, funcionários e professores.