Área Restrita
   

Núcleo de Trabalhos Comunitários – NTC

veja mais fotos +

Os números do Núcleo de Trabalhos Comunitários da PUC-SP refletem a amplitude alcançada pelo serviço em seus mais de 15 anos de existência. Desde o início incentivado pelo educador Paulo Freire (1921-1997), o NTC também tem em sua diversidade de ações o reflexo do significativo trabalho que realiza para a formação de educadores e de outros agentes sociais. Pessoas que sejam capazes de trabalhar pela inclusão e pela cidadania e de fortalecer a luta em defesa dos grupos sociais violados em seus direitos. O NTC ainda é espaço para produção de materiais didáticos, estágio de graduandos e levantamentos relativos a questões socioeducacionais.

O objetivo é que os educadores formados pelo NTC sejam multiplicadores de ações de inclusão social, de proteção aos direitos de cidadania e de reforço na organização de grupos e movimentos sociais. Os projetos incluem atuação junto a educadores, conselheiros tutelares, agentes de segurança pública, alfabetizadores de jovens e adultos, agentes de pastoral e responsáveis por atividades ligadas à preservação do meio ambiente. Diretamente, o NTC promove ainda cursos de alfabetização e projetos de apoio às ações de comunidades organizadas.

O núcleo mantém parcerias com o Estado, organizações e fóruns não governamentais, além de movimentos sociais. Seus programas de formação já ocorrem, inclusive, em âmbito internacional, com atuação em Cabo Verde e Alemanha.

Para se ter uma idéia da amplitude dos números do NTC, como afirmado no início do texto, só nos programas de educadores públicos (da sociedade civil ou de agências estatais), o NTC já chegou a quase três mil Agentes Públicos de Segurança (guardas civis e profissionais do setor de segurança pública do estado de São Paulo), cerca de 1.200 pessoas ligadas a Conselhos Titulares, em projetos que envolveram quase 200 cidades, cerca de 530 Agentes da Pastoral do Menor, 60 Profissionais da Saúde

Pública e 1.200 Técnicos da Sistemática de Atendimento Comercial Externo da Sabesp, entre outros.

A formação de Educadores Sociais ainda atinge um outro significativo grupo, em cursos realizados semestralmente na PUC-SP desde 2003. Ela também se realiza sistematicamente, desde 1996, em cidades e locais selecionados pelas diversas Associações Atléticas do Banco do Brasil. O NTC já realizou cursos para educadores da rede pública de ensino da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e o BB-Educar, no âmbito do Programa Integração Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB) – Comunidade.

Em sua produção de material didático para divulgação de conhecimento, subsídio aos processos educativos, o NTC tem realizações como a série de cartilhas “Exercendo a Cidadania”. Na área de investigação destaca-se o mapeamento das atividades realizadas pela Pastoral do Menor - suas ações e diagnósticos, desenvolvidos sobre a situação hídrica do país - em 2004, ouvindo 530 participantes do Projeto Olhos N’Água. Em 2006, dentro do mesmo projeto, se realizou um levantamento de alternativas para a ação educativa relativa ao cuidado com os recursos hídricos.

No desenvolvimento de projetos sociais diretamente com as comunidades, há projetos como o “Ônibus Ludicidade”, na Vila Pantanal, Zona Sul de São Paulo. Os cursos de alfabetização de jovens e adultos, outra faceta do NTC, leva à PUC-SP e a outros espaços diversas salas de aula do Programa de Educação Interdisciplinar.

Núcleo de Trabalhos Comunitários
R. Ministro Godói, 1181
Perdizes – São Paulo
Tel.: (11) 3864-6503
ntc@pucsp.br

.::voltar::.