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Projeto Pindorama: Indígenas na Universidade
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Inclusão universitária com excelência acadêmica foi um dos caminhos encontrados pela PUC-SP para dar força à continuidade e à expansão do patrimônio físico e cultural dos povos indígenas do Brasil.
Desde a sua criação, em 2001, 74 indígenas, pertencentes a doze etnias, já passaram pelo Projeto Pindorama, realizado pela PUC-SP em parceria com a Funai e a Pastoral Indigenista da Arquidiocese de São Paulo, entre outras entidades.
No início, a PUC-SP e a Pastoral Indigenista foram procuradas por 35 indígenas que participavam do Cursinho do Grêmio da Escola Politécnica da USP. Queriam criar alternativas de acesso à Universidade, em vista da condição econômica desfavorecida do grupo. Assim nascia o Projeto Pindorama, que viabiliza a permanência destes indígenas na Universidade (por meio de bolsas e de auxílio financeiro dos parceiros).
Mas os objetivos vão além. A idéia de incluí-los na formação universitária também visa sensibilizar a sociedade para a diversidade e a interdependência, o fortalecimento das tradições indígenas, a possibilidade de uma convivência social em que os diferentes sejam respeitados e o apoio à luta indígena no país. O Pindorama quer aliar formação de rigor acadêmico e reconhecimento do significado do saber indígena e de sua visão de mundo.
Atualmente, participam do projeto alunos das etnias Atikum, Fulni-ô, Guarani Mbyá, Guarani Nhandeva, Kaingang, Krenak, Pankararu, Pankararé, Pataxó, Potiguara, Terena e Xucuru, moradores de São Paulo e da Grande São Paulo. São estudantes de cursos como Engenharia Elétrica, Direito, Psicologia, Tecnologia e Mídias Digitais, Matemática, Ciências Sociais, Turismo, Contabilidade, Administração de Empresas, Economia, Fonoaudiologia, Enfermagem, Secretária Executiva Bilíngüe, Serviço Social, Pedagogia, Letras (Inglês, Espanhol e Português) e Multimídias. |
Segundo depoimento dos coordenadores do Pindorama, em depoimento ao livro PUC-SP: Universidade Comunitária, a formação levou os estudantes a uma aproximação de suas comunidades. “Em paralelo ao desenvolvimento acadêmico, vários estudantes tornaram-se mais ativos no movimento indígena”, afirmaram.
A produção acadêmica derivada do projeto também reforça esta idéia. Podem-se destacar os trabalhos de Iniciação Científica realizados por alunos integrantes do Pindorama, entre as quais “Os Pankararus: Educação e Sociedade” (Silva, Elena Gomes, orientação da profª. Arlete Assumpção Monteiro) e “Recuperação da Identidade e da memória Pankararu na Grande São Paulo” (Nascimento, Ana Lúcia; Oliveira, Henrique Ubiratan de; Oliveira, Luís Antônio de e Prado, Maria das Dores P., orientação das profas. Fani Malerbi, Ruth Lopes e Ana Maria Battaglin).
Projeto Pindorama
Rua Monte Alegre, 984
Perdizes – São Paulo
http://www.projetopindorama.com.br
contato@projetopindorama.com.br
beneditoprezia@ig.com.br
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