|
Projeto “Sementinha”
veja mais fotos +
Crianças, adolescentes e estudantes universitários atuam em “co-produção” no Projeto Sementinha, realizado há seis anos em Sorocaba, por meio de parceria da PUC-SP com a Associação Cristã de Moços (ACM) – há três, o Centro Comunitário Padre Luiz Scrosoppi, das Irmãs da Divina Providência, também integra o projeto.
Indo além da imposição de regras de saúde, estudantes de Enfermagem da PUC-SP, crianças e adolescentes participantes do Sementinha trocam informações e aprendem juntos a lidar com o tema. O objetivo é que a saúde possa ser vista como uma relação de quem trata e de quem se cura, aprendendo-se a cuidar do outro, de si mesmo, da cidade e da sociedade.
O trabalho educativo tem como fundamento as particularidades dos grupos das crianças e adolescentes, seu contexto familiar e sociocultural. Eles são estimulados a escolher um tema relacionado à saúde e, geralmente, preferem trabalhar questões de seu cotidiano como higiene, alimentação, drogas e alcoolismo. Os grupos também pedem para estudar doenças e problemas divulgados pela mídia, como dengue, câncer de pele, febre maculosa, acidentes e violência. Depois de escolhido o tema, os alunos de Enfermagem oferecem às crianças e aos adolescentes materiais como cartolina, papel sulfite e lápis de cor e planejam estratégias para que elas mostrem suas “teorias” sobre o assunto.
De maneira lúdica, são construídos painéis, inventados jogos e produzidos desenhos. Para alguns temas, também são convidados consultores externos, como policiais militares, bombeiros e psicólogos.
As crianças e os adolescentes envolvidos no trabalho são, na maioria, de famílias de baixa renda e pouca escolaridade, que vivem em moradias precárias, sem infra-estrutura de saneamento básico. Também há algumas que sofrem outros riscos ligados à violência, ao uso de drogas, álcool e à prática da prostituição.
|
As atividades do projeto Sementinha são desenvolvidas sistematicamente pelos alunos de Enfermagem, quando estão no quarto ano do curso, durante o estágio curricular supervisionado. Na ACM, participam cerca de noventa crianças, de ambos os sexos, entre 7 e 12 anos. No Centro Comunitário Padre Scrosoppi, são crianças de 8 a 14 anos.
A idéia é expandir o projeto, já que a reformulação do currículo do curso de Enfermagem aumenta o espaço destinado ao ensino de metodologias ativas.
Projeto “Sementinha”
Praça José Ermírio de Moares, 290
Sorocaba – SP
(15) 3212-9859
dtacahashi@pucsp.br
.::voltar::. |