Área Restrita
   

Programa “Operação Rio Limpo”

veja mais fotos +

Há mais de uma década, o programa Operação Rio Limpo ajuda a promover o uso das águas e das margens como espaço de lazer, saúde e vida. Ligado ao Laboratório de Ecossistemas Aquáticos da Faculdade de Ciências Biológicas da PUC-SP, no campus Sorocaba, o programa é realizado em parceria com a prefeitura municipal, governo do estado, organizações sociais e conta com o apoio da sociedade local.

O início do programa está ligado à entrada da PUC-SP no Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio Tietê, como representante da sociedade civil. Desde então, a “Operação Rio Limpo” foi realizada em locais como Sorocaba, Cerquilho e Estrada Parque Itu-Cabreúva, com o objetivo de promover conscientização ambiental e divulgar a existência do Comitê de Bacias.

A maioria das ações é desenvolvida aos domingos e feriados, às margens de represas, rios, córregos e outros locais procurados para pesca, recreação e lazer. São realizadas atividades lúdicas e educativas, palestras e exposições que levam informações à população sobre saúde pública, doenças infecto-contagiosas, conservação dos recursos da natureza (água e peixes), aspectos da fauna e flora da região. Alguns destaques são as exposições “Peixes dos Rios Sorocaba e Tietê”, "Bichos e Doenças do Lixo" e “Reciclagem e Reutilização de Materiais”.

A maior de todas as ações ocorre sempre no mês de março, quando se comemora o Dia Mundial da Água. Em Sorocaba também é celebrado o Dia Municipal do Rio Sorocaba e a cidade recebe uma série de atividades do programa Operação Rio Limpo, que chega a atingir mais de 3 mil pessoas por evento – realizados em terminais rodoviários e outros espaços públicos com grande circulação de pessoas. A ampla divulgação das ações atinge todas as cidades vizinhas a Sorocaba e leva informação a aproximadamente 1 milhão de pessoas.

O Laboratório de Ecossistemas Aquáticos, ligado ao programa, também é

sistematicamente procurado por estudantes dos ensinos Fundamental e Médio. As crianças e jovens buscam material sobre o Rio Sorocaba (fauna e flora), pesquisam temas como conservação dos recursos hídricos, efeitos da poluição hídrica na qualidade de vida da população e formas adequadas de tratamento de resíduos e efluentes. Da mesma forma, os integrantes do programa são solicitados para realizar palestras em escolas da região. Outra forma de repercussão do trabalho é a parceria que a Faculdade de Ciências Biológicas estabelece com órgãos públicos e privados, para realização de pesquisas científicas.

Programa “Operação Rio Limpo”
Laboratório de Ecossistemas Aquáticos - CCMB/ PUC-SP
Praça José Ermírio de Moares, 290
Sorocaba-SP
(15) 3212-9898
vbarrella@pucsp.br

.::voltar::.