Área Restrita
   

Serviço de Proteção Jurídico-Social e de Apoio Psicológico Refazendo Vínculos, Valores e Atitudes

veja mais fotos +

Cerca de 120 adolescentes e suas famílias, moradores de uma das maiores favelas da América Latina, a Heliópolis – localizada na região do Ipiranga –, são beneficiados com o programa Refazendo Vínculos, Valores e Atitudes. São jovens com idades entre 12 e 24 anos, em situação de risco pessoal e social, e que vivenciam conflitos com a lei e a própria família, em virtude de problemas ligados à pobreza, violência doméstica, ao uso de drogas, conflitos com a policia ou com a justiça.

O projeto oferece um espaço alternativo de acolhimento, atendimento jurídico-social e de apoio psicossocial, além de funcionar como incentivador da criatividade, do lazer e da aprendizagem. O objetivo é proteger e dar voz a esses jovens com vistas à garantia de seus direitos e uma autonomia que não se resume à independência econômica ou emocional, mas supõe um conjunto de habilidades e possibilidades que dêem condições de escolhas em liberdade.

O Refazendo Vínculos, Valores e Atitudes teve início em 2001. É aprovado pelo Fórum Regional de Defesa da Criança e do Adolescente da Região do Ipiranga e financiado pelo Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (Fumcad). Em 2003, transformou-se num serviço de proteção jurídico-social e de apoio psicossocial e atua em conjunto com o Escritório Modelo “D. Paulo Evaristo Arns”, da PUC-SP.

No espaço, os jovens são incentivados a reconhecer a si próprios e aos outros com base em princípios éticos e de respeito mútuo. Recebem estímulo para projetar o futuro, dominar novas formas de criatividade que permitam maior articulação verbal e social e para ser capazes de lidar com limites que possam habilitá-los a realizar escolhas conscientes e responsáveis. Fortalecem seu núcleo familiar para a construção de vínculos saudáveis e aprendem a dar um novo significado à escola e à comunidade, entre outras coisas.

Feita em uma perspectiva libertária, que valoriza a reflexão, a crítica, afetividade, o diálogo e a responsabilidade, a ação tem como meta principal construir com os adolescentes um padrão de reconhecimento de deveres e direitos sociais que os torne capazes de fazer escolhas saudáveis.

O serviço também vem propiciando uma intensa produção teórica, que visa o aperfeiçoamento, a divulgação e o registro da experiência. Experiência esta realizada dentro do objetivo de construção de uma metodologia inovadora, interdisciplinar, comprometida com o projeto ético-político da profissão de Serviço Social, no campo da política de Assistência Social dirigida à inclusão sociopolítica de jovens em situação de risco.

Bonecas que ganharam o mundo
Panos, embalagens, lã, linha, todo o material reciclável que se encontrasse no caminho deveria ser levado por alguns jovens do Refazendo Vínculos, Valores e Atitudes que participariam de uma oficina de artes, em uma tarde chuvosa de abril de 2004. Somando-se a este material, massa de biscuit, tintas, gaze e muita imaginação.

O que não se podia imaginar era a dimensão que este trabalho ganharia. As bonecas que foram sendo criadas, em reuniões semanais, já ganharam o mundo. Sempre coloridas, fruto de fantasias, desejos e sentimentos dos jovens, elas ajudam os adolescentes a terem contato com sua realidade e a compartilhá-la com os outros. Atualmente, são exportadas para países como Inglaterra, Chile, Espanha e Cuba e contribuem para a renda dos adolescentes. Em São Paulo, são vendidas na Loja Social-Roda da Cidadania (Rua Libero Badaró, 561 – Centro).

Serviço de Proteção Jurídico-Social e de Apoio Psicológico Refazendo Vínculos, Valores e Atitudes
Rua Agostinho Gomes,2682
Ipiranga – São Paulo
(11) 6168-7407 (projeto) e (11) 3670-8255 (Faculdade de Serviço Social)
refazendovinculos@uol.com.br e rosalinasc@uol.com.br

.::voltar::.