Área Restrita
   

Livro registra história social da Universidade

Saiba como os participantes do livro avaliam a iniciativa

Há mais de seis décadas, a PUC-SP se constrói Universidade comunitária. Como num retrato, capaz de captar em um breve momento a essência de algo tão grandioso como esta história, a PUC-SP lançou na noite de 29 de outubro de 2007 o livro Universidade Comunitária.

“É uma iniciativa para reunir experiências dos 61 anos da PUC-SP e homenagear o perfil comunitário da Universidade. Não se trata apenas de um trabalho desta gestão, mas de toda a história da PUC-SP. O livro registra nosso comprometimento com as transformações sociais”, afirmou a reitora Maura Véras, durante o lançamento, no Tuca.

A obra é uma realização da Vice-Reitoria Comunitária (Vracom) e traz um amplo levantamento de projetos, programas, atividades e ações sociais da PUC-SP. Para o vice-reitor Comunitário, João Décio Passos, o livro faz uma justiça histórica. “Queremos celebrar com todos os que vêm construindo a identidade comunitária da PUC-SP”.

Durante o lançamento, foram homenageados os vice-reitores Comunitários que a Universidade teve ao longo de sua história. O professor Edênio dos Reis Valle, gestão 1976 – 1984, dividiu sua homenagem com “centenas e centenas de alunos, professores e funcionários”. E ressaltou: “este número não é mera retórica. Represento a fase em que se consolidou na Universidade não só a consciência humana, política e cultural, mas também o estilo de convivência com responsabilidade social. Recebo as flores representando estas pessoas que implantaram uma visão comunitária à PUC-SP, que é moderna, aceita a diversidade, mas é socialmente responsável e inspirada no evangelho de Jesus Cristo”.

Vice-reitor comunitário de 1984 a 1988, o professor Antonio Chizzotti destacou o sentimento de solidariedade. “Quando exerci o cargo, vivíamos um momento social e financeiro muito difícil, que afetava as relações dentro da Universidade. Mesmo nestes momentos tensos, tivemos sentimentos cordiais e de solidariedade, fomos construindo nossa vida comunitária. É esse sentimento que hoje resgatamos aqui”, afirmou.

DIVERSIDADE – “Quisemos dar visibilidade à PUC-SP comunitária, valorizando e reunindo a diversidade”, afirmou a professora Marta Campos, assessora da Vracom e responsável pela pesquisa e edição da obra.

Segundo a professora Marta, o livro ficará disponível para consulta nas bibliotecas de todos os campi e será enviado às unidades e aos projetos participantes. “Futuramente, pretendemos colocá-lo on line, junto com o banco de dados de trabalhos comunitários da PUC-SP que estamos preparando”.

A noite de lançamento do livro PUC-SP: Universidade Comunitária, no Tuca, explicitou a diversidade contida na obra. Estiveram presentes professores, alunos e funcionários envolvidos em todos os projetos abordados no livro, docentes desta reitoria e das anteriores, integrantes da comunidade universitária e representantes da sociedade civil. “Tão importante quanto o livro é este encontro, conhecer estas pessoas e seus projetos, ver que dá para fazer muita coisa junto”, afirmou a professora Marisa Penna, coordenadora do Projeto Pindorama, resumindo o espírito da festa.

A realização do lançamento também foi pontuada pelo espírito comunitário da PUC-SP. A Derdic teve papel fundamental no coquetel oferecido aos presentes. Servido por alunos surdos da instituição, ele também foi totalmente preparado pelos alunos do curso de qualificação profissional em gastronomia da Derdic, que contaram com a colaboração das crianças surdas que estudam no local, de professores e voluntários (de empresas parceiras e da própria Derdic).

Outro projeto registrado no livro deu sua contribuição à festa de lançamento: o Cuca. Criado em 1973, o Coral da Universidade Católica foi regido pelo maestro Renato Teixeira e abriu o lançamento. O evento também foi encerrado com música, ao som do conjunto vocal Canto porque Gosto, que tem integrantes da PUC-SP.