PUC-SP

                       Apresentação

 

Nossa página virtual é parte da dissertação de mestrado UMA PROPOSTA DE ENSINO A DISTÂNCIA PARA O APRENDIZADO DA GEOMETRIA HIPERBÓLICA, que será apresentada à Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, como exigência parcial para obtenção do título de MESTRE EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, sob a orientação do Prof. Dr. Saddo Ag Almouloud.

O problema central de nossa pesquisa é “O conhecimento de outras geometrias poderá contribuir para a formação do professor de matemática?”. Nos apoiamos três hipóteses:

  • Os conhecimentos da geometria hiperbólica devem influenciar positivamente a prática do professor de geometria euclidiana.

Considerando as dificuldades apresentadas pelos graduandos, amplamente discutidas no meio acadêmico, na apreensão dos conceitos da geometria euclidiana, na compreensão das demonstrações formais e ainda na interpretação e visualização dos teoremas, entendemos que a perspectiva de uma nova geometria, confrontada com a geometria euclidiana, poderá contribuir para que o professor termine por assimilar melhor também esta última.

Conhecer o desenvolvimento histórico e epistemológico da geometria, sua repercussão em vários campos da ciência, entre eles na filosofia, na física, e na própria concepção de Ciência, se torna fundamental na formação do professor, tornando-o mais crítico e ampliando suas possibilidades nas escolhas futuras das variáveis didáticas, que serão utilizadas na sua produção como professor.

  • Seqüências didáticas aplicadas a distância podem contribuir para a apreensão de um novo saber.

O ensino a distância cada vez mais será o responsável pelo aprimoramento contínuo dos futuros profissionais. Propiciar uma aprendizagem efetiva através desse recurso torna-se uma preocupação central do atual professor.

Entendemos que os recursos das atuais plataformas de ensino, aliado a elaboração de seqüências didáticas que valorizem a descoberta do aprendiz e potencialize as qualidades de uma ferramenta didática, podem contribuir para um aprendizado efetivo.

Nossas seqüências se apoiaram nos pressupostos teóricos da Teoria das Situações Didáticas, de Guy Brousseau e nos trabalhos com as demonstrações de Raymond Duval.

  • A apresentação das demonstrações em três colunas (número do passo, passo, justificativa) favorece a aprendizagem do raciocínio lógico.

 Nossa pesquisa tem o interesse de averiguar se essa metodologia é eficaz no processo de aprendizagem das demonstrações. Acreditamos que a explicitação de todos os passos de uma demonstração, feita em três colunas, favoreça o entendimento, minimize as eventuais dúvidas, e incentive os estudantes a elaborar suas próprias demonstrações.

Pretendemos responder nossa questão de pesquisa com a aplicação de uma engenharia didática, para o estudo da geometria hiperbólica a distância, ministrada nessa página.

Os detalhes serão dados no quadro I, que contém a descrição do curso, no quadro 2 que apresenta a dinâmica do curso e no quadro 3, que descreve os objetivos de cada atividade proposta.

          

 

Quadro I: descrição do curso

Tema

Geometria Hiperbólica: uma proposta didática a distância

Justificativa

Dada a escassez de material didático sobre a geometria hiperbólica, aliada ao descaso nos cursos de graduação em Educação Matemática a respeito do estudo de geometria, no que refere a euclidiana e principalmente as não-euclidianas, nossa proposta visa contribuir para o estudo autônomo do educador matemático.

Objetivos

Nosso material didático objetiva introduzir conhecimentos da geometria hiperbólica, considerando o desenvolvimento histórico-filosófico da geometria, com enfoque axiomático e utilização do software Cinderella para exploração de alguns conceitos.

Público-Alvo

Futuros professores de matemática, com conhecimento básico da geometria euclidiana, e também para professores que desejem adquirir conhecimento sobre o tema.

Ementa

Estudo Axiomático dos principais conceitos da geometria hiperbólica, que será apresentado em 13 atividades.

Modalidade

Totalmente a distância

Abordagem Pedagógica

O curso é hospedado numa plataforma de ensino a distância, contando com recursos síncronos e assíncronos. Contempla momentos de estudo e resolução de atividades individuais.

Serão utilizados os recursos de correio eletrônico, fórum e Chat. Optamos por uma avaliação continuada, resultado de participação, entrega das atividades, e contribuições individuais.

Ele conta com material de apoio, correção comentada das atividades, feedbacks e avaliação de participação.

Padrão

Imersivo, pois o conteúdo está totalmente disponível eletronicamente e os contatos são feitos exclusivamente on-line.

Conteúdo Programático

Disponível no quadro 2

Critérios para Participação

O aluno deverá ter um conhecimento mínimo de informática, correio eletrônico e um computador com configuração básica para desenvolvimento das atividades e participação no curso. Não são necessários conhecimentos prévios do software Cinderella, nem a licença do mesmo.

Interatividade

Média interatividade, contando com acompanhamento de um chat, dois fóruns, correio eletrônico e atividades individuais.

Duração

6 semanas

Freqüência

As atividades serão liberadas em média a cada 4 dias e deverão ser entregues em 4 dias.

Tempo de dedicação

Estima-se uma dedicação mínima semanal de 4 horas.

 

 
 

Quadro II: Dinâmica do Curso

Atividades

Objetivos

Metas/Produtos

Prazos

Chat

Apresentar o tutor, os alunos e a proposta; esclarecer dúvidas

Participação síncrona do grupo. Pretende-se uma iteração inicial entre o grupo e o material proposto.

D + 0

Questionário Inicial

Levantar as características dos alunos, com relação aos conhecimentos de informática, geometria e ensino a distância

Entrega do questionário, para levantamento dos dados relevantes à pesquisa

 D + 4

Atividades: Leitura dos tópicos históricos

Proporcionar uma introdução histórica para a compreensão do surgimento da geometria hiperbólica

Dar subsídios para que os alunos possam contribuir no 1º fórum.

 D + 8

1º fórum

Proporcionar iteração entre o grupo , uniformizar a leitura dos tópicos históricos e verificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre a importância o V postulado

Participação assíncrona do grupo. Espera-se contribuições individuais sobre as questões levantadas.

 D + 8

Atividades: Introdução e Atividades 1 à 2

Apresentar parte do conteúdo e dar subsídios para as respostas do 1º fórum

Entrega de atividades individuais

 D + 8

Atividades: Atividades 3 à 8

Apresentar parte do conteúdo e dar subsídios para as respostas do 2º fórum

Entrega de atividades individuais

 D + 32

2º fórum

Proporcionar iteração entre o grupo na resolução de uma demonstração e duas situações propostas

Participação assíncrona do grupo. Espera-se contribuições individuais sobre as questões levantadas.

 D + 32

Atividades: Atividades 9 à 11

Concluir a apresentação do conteúdo

 

 D + 40

Atividade final

Completar o processo de avaliação através da resolução de uma atividade que aborde temas apresentados no decorrer do curso.

Entrega de atividade individual

 D + 48

Questionário Final

Levantar as percepções dos alunos em relação ao conteúdo; a proposta didática e as suas apreensões. Espera-se também colher informações que contribua para a melhora de nosso material.

Entrega do questionário, para levantamento dos dados relevantes à pesquisa

 D + 48

 

 
 

Quadro 3: Conteúdo Programático das Atividades

Atividades

Objetivos

Metas/Produtos

Prazos

Introdução: Explicando o Software Cinderella e as atividades propostas

Apresentar o software Cinderella; detalhar a proposta didática, as notações que foram utilizadas bem como a bibliografia consultada.

O aluno deverá adquirir conhecimento mínimo do software para o desenvolvimento das atividades bem como se familiarizar com a proposta didática e as notações adotadas através do desenvolvimento de um exercício iterativo.

 D 0

Atividade 1: Axiomatização de Hilbert

Introduzir a base axiomática utilizada nas demonstrações

Espera-se proporcionar uma revisão do modelo axiomático de Hilbert dos axiomas da geometria neutra. O aluno deverá executar um exercício iterativo de construção geométrica.

 D + 4

Atividade 2: Explorando o Disco de Poincaré

Explorar dinamicamente as retas, segmentos de retas, ângulos e medidas de ângulos, nas duas geometrias.

O aluno deverá adquirir conhecimento sobre o modelo hiperbólico de Poincaré, necessário ao desenvolvimento das próximas atividades, através da exploração dinâmica de uma figura

 D + 8

Atividade 3: Retas no Plano

Definir e construir geometricamente o modelo de Poincaré;  relacionar as interpretações dos termos primitivos.

Espera-se que aluno, a partir da investigação proposta, consiga manter um paralelo entre as duas geometrias; iniciar o estudo da geometria hiperbólica e responder uma questão proposta.

 D + 12

Atividade 4: Ângulo de Paralelismo

Introduzir o conceito das retas hiperbólicas: retas paralelas assintóticas, paralelas divergentes, secantes e sentido de paralelismo.

O aluno deverá adquirir o conhecimento do conteúdo apresentado sobre o ângulo de paralelismo, que é um conceito novo importante para a geometria hiperbólica e responder uma questão proposta.

 D + 16

Atividade 5: Explorando as Retas Hiperbólicas

Criar uma situação em que o aluno verifique os principais teoremas das retas a partir da exploração da figura, analisando seis teoremas sobre as retas hiperbólicas.

O aluno deverá adquirir o conhecimento do conteúdo apresentado sobre as retas hiperbólicas e verificar dinamicamente alguns teoremas sobre tal conteúdo.

Espera-se que aluno, após a apresentação de algumas demonstração esteja apto para desenvolver sua primeira demonstração.

 D + 20

Atividade 6: Biângulo

Apresentar os biângulos e seus casos de congruência.

O aluno deverá adquirir o conhecimento do conteúdo apresentado; desenvolver uma demonstração

 D + 24

Atividade 7: Quadrilátero de Saccheri

Definir o quadrilátero de Saccheri e apresentar seus principais teoremas.

O aluno deverá adquirir o conhecimento do conteúdo apresentado; desenvolver uma demonstração e responder uma questão proposta.

 D + 28

Atividade 8: Quadrilátero de Lambert

Definir o quadrilátero de Lambert e apresentar seus principais teoremas.

O aluno deverá adquirir o conhecimento do conteúdo apresentado; desenvolver uma demonstração

 D + 32

Atividade 9: Triângulo

Apresentar os principais teoremas sobre os triângulos.

O aluno deverá adquirir o conhecimento do conteúdo apresentado; construir e explorar dinamicamente uma figura; desenvolver uma demonstração

D + 36 

Atividade 10: Círculo e Circunferência

Discutir um tema de construção geométrica de circunferência a partir de três pontos dados; apresentar um teorema euclidiano e analisar sua validade na geometria hiperbólica.

O aluno deverá adquirir o conhecimento do conteúdo apresentado; construir e explorar dinamicamente uma figura e verificar um teorema euclidiano na geometria hiperbólica.

D + 40

Atividade 11: Circunferência, Horocírculo e Hipercírculo

Definir a circunferência, horocírculo e hipercírculo

O aluno deverá perceber as características dos lugares geométricos apresentados.

D + 40

Atividade 12: Área

Definir deficiência e sua relação com o cálculo das áreas.

O aluno deverá adquirir o conhecimento do conteúdo apresentado

D + 44

 

O processo de avaliação continuada se dará pelas observações dos itens: participação, interesse, entrega de material e contribuição ao grupo. Como resultado os alunos receberão um dos conceitos: bom, satisfatório e insatisfatório.

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