Atividade 9: Triângulo

Construa um triângulo, determine a medida de seus ângulos (escolha o ícone e marque os lados do ângulo) e em seguida investigue dinamicamente como se comporta a soma das medidas de seus ângulos.

Por favor habilite Java para uma construção interativa (com Cinderella).

Por favor habilite Java para uma construção interativa (com Cinderella).

Por favor habilite Java para uma construção interativa (com Cinderella).

 

TH 24: A soma dos ângulos internos de um triângulo é menor que 180o, ou seja,

 

Demonstração

Hipótese:  Dado um triângulo qualquer

Tese:

No do Passo Passo Justificativa
01

Dado um triângulo

Hipótese

02
Por favor habilite Java para uma construção interativa (com Cinderella).

Seja D e E os pontos médios respectivamente de e . Tracemos .

Tracemos por B a perpendicular à reta , que a encontra no ponto F. Do mesmo modo, tracemos por C a perpendicular à reta , que a encontra em G.

Construção; T 02; D 17

03

 

T 12 (2.)

04

O quadrilátero □GFBC é um quadrilátero de Saccheri, sendo a base

02; 03; DH 06

05

é igual a soma dos ângulos internos de

T 12 (3.)

06

e

TH 17

07

06; P 19

08

Portanto a soma dos ângulos internos de um triângulo é menor que 180o.

05; 07; P 20

 

Demonstre o teorema TH 25 que é conseqüência imediata do TH 24.

Resposta

 

TH 25: A soma dos ângulos internos de um quadrilátero □ABCD  é menor que 360o, ou seja, .

 

Demonstração

Hipótese

Tese:

No do Passo Passo Justificativa
01

Hipótese

02

03

04

 

CASO DE CONGRUÊNCIA DOS TRIÂNGULOS

 

TH 26: (AAA) Se dois triângulos apresentam respectivamente iguais os três ângulos internos, então os triângulos são congruentes

Demonstração

Hipótese:  Sejam os triângulos e com os respectivos ângulos congruentes

Tese:

No do Passo Passo Justificativa
01

Sejam os triângulos e com os respectivos ângulos congruentes, ou seja , .

Hipótese

02

Vamos supor que os triângulos sejam semelhantes, mas não congruentes, ou seja, seus respectivos lados não são congruentes.

Negação da tese

03

Supondo , podemos tomar em  , tal que .

Tracemos tal que

 

 

C 01; C 04; construção; T 16

04

intersecta   em C''. Vamos provar que C'' está em

O 04

  1. C'' não está em , pois caso contrário haveria duas retas que ligaria B'' a C''.

I 02

  1. é paralela a

01; 03;  TH 12

  1. C'' não está em

04.2; DH 01

  1. Logo C'' está em

04.1; 04.3

05

Por 01 temos . Por 03 temos . Logo

01; 03; P 01

06

, pois (por 05); (por 01) e (por 3)

T 11;01; 03; 05

07

T 03

08

Por 03 temos .Por 07 temos . Logo

03; 07; P22

09

06

10

Por 01 temos . Por 09 temos . Logo

01; 09; P 01

11

T 03

12

10; 11; P 22

13

Somando as equações temos:

08; 12; P 21

14

Temos então um quadrilátero □BCC''B'' cuja soma dos ângulos internos é igual a 360o.

13

15

Contradição, pois tal quadrilátero não existe na geometria hiperbólica. Portanto os triângulos são congruentes.

09; T 25

 

 

TH 27: A medida de um ângulo externo de um triângulo é maior que a soma das medidas dos lados não adjacentes a ele.

 

Demonstração

Hipótese: Dado um triângulo e sendo um seu ângulo externo

Tese:

No do Passo Passo Justificativa
01

Seja o triângulo e um seu ângulo externo.

Hipótese

02

( ou )

 

T 03

03

TH 24

04

Substituindo 02 em 03 temos:

02; 03

 

A geometria hiperbólica permite a existência de triângulos com um ou mais vértices em pontos ideais. São os chamados triângulos ômega (DH 08).

 

um vértice num ponto ideal

dois vértices em pontos ideais

três vértices em pontos ideais

 

Após a atividade 9, o Resumo foi atualizado.

RGH

Resumo da Geometria Hiperbólica (RGH)

 

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