Formação Docente, Gestão e Tecnologias.
Esta pesquisa buscou compreender a construção da aprendizagem inicial em leitura e escrita em alunos da "EJA", os quais, apresentando sinais de dificuldade de aprendizagem escolar para a leitura e a escrita, não evoluíam na hipótese da representação alfabética. Ajustaram-se ao conflito cognitivo mediante a sustentação de intervenções docentes que foram buscando dar suporte ao desenvolvimento das operações cognitivas e relativas à natureza do objeto de conhecimento e ao desenvolvimento atitudinal, ressignificando o sentido da aprendizagem escolar, na direção da adequada compreensão do sistema simbólico de representação alfabética.
Educação de jovens e adultos; ensino aprendizagem leitura e escrita.
Produção de pesquisa e de conhecimento quanto a: significado da escolarização/escola para jovens e adultos não alfabetizados; aprendizagem escolar para jovens e adultos; características do ensino para jovens e adultos; metodologia de ensino para jovens e adultos; fundamentos didáticos/metodológicos para a alfabetização.
Ano de início 2009; concluído em 2010.
Maria Anita Viviani Martins; Janaina Gama.
Grupo de Pesquisa da Faculdade de Educação "Educação Produção do Conhecimento".