Formação Docente e Tecnologias.
O objetivo foi identificar os aspectos que envolvem a não aprendizagem inicial da escrita/leitura. A situação inicial de fracasso foi sustentada por acompanhamento sistemático buscando prover o avanço na hipótese da escrita/leitura. O processo de aprendizagem foi acompanhado de realização de tarefas amparadas em processos cognitivos apoiadas em categorias vinculares/identidade/emocionais; cognitivas/representação simbólica. Ocorre a evolução da hipótese silábica para alfabética.
Aprendizagem; escrita; leitura; psicopedagogia; inibição cognitiva.
Desenvolvimento de pesquisa e construção de conhecimento em: formação de professor alfabetizador; perfil do professor alfabetizador; alfabetização; dificuldades e superação de aprendizagem no ensino fundamental; desenvolvimento da didática da alfabetização.
Concluído em 2010.
Maria Anita Viviani Martins; Fernanda Mendes dos Reis.
Membros do Grupo de Pesquisa Faculdade de Educação "Educação Produção do Conhecimento".