Linguística.
O projeto objetiva a investigação da argumentação em atividades do contexto escolar. Enfoca as formas de questionar, apresentar, contrapor argumentos constitutivas de atividades reprodutivas e/ou criativas de significado; e a composição de quadro de investigação e de organização dessas atividades em perspectivas mais criativas. Fundamenta-se na Teoria da Atividade Sócio-Histórico-Cultural (Leontiev, 1977; Vygotsky, 1930 e 1934). O estudo, a adaptação e a reconstrução de categorias linguístico-enunciativo-discursivas nos processos de produção de significado poderão servir de base para a interpretação e/ou transformação de atividades, reprodutivas ou criativas, por outros pesquisadores.
Argumentação; formação de educadores; produção criativa; contexto escolar.
http://lattes.cnpq.br/0046483605366023
Em andamento.
Fernanda Coelho Liberali.
Ilka Schapper Santos; Monica Lemos; Valdite Fuga; Monica Guerra; Daniela Zanella; M. Cristina Meaney; Gabriela Mello Freire; Isabel Amancio; Janira Trinidad; Norma Wolffowitz Sanchez; Helena Miascovsky; José Carlos Lopes; Airton Pretini Junior; Teresa Santos; Dionéia Menin; Larissa Martins; Laerte Centini Neto.
CNPq Bolsa Produtividade nível 2.