Formação Docente, Gestão e Tecnologias.
O projeto brinquedoteca no hospital e a formação do educador no espaço não formal que está sendo realizado faz parte do grupo de pesquisa da área do "brincar", da Faculdade de Educação da PUC-SP. Tem como foco pesquisar a atuação dos educadores na brinquedoteca hospitalar, ressaltando suas concepções, sua formação e suas atividades cotidianas, buscando por meio de levantamento de dados, entrevistas e bibliografias explicitar os indicadores que subsidiam essa atividade em prol da humanização nos hospitais. Partindo de experiências e reflexões do grupo de pesquisa do "brincar", este projeto tem como base a concepção à ação da brinquedoteca hospitalar, sob a orientação da Profª. Drª. Neide de Aquino Noffs, visando à formação de educadores capacitados para atuarem junto aos hospitais. Buscamos compreender a Lei nº 11.104/05, que dispõe sobre a obrigatoriedade de instalações de brinquedotecas nas unidades de saúde que ofereçam atendimento pediátrico em regime de internação. A Lei contribuiu no desenvolvimento deste projeto, tendo em vista que a criação desse espaço deu origem a uma nova modalidade de educação no Brasil. Onde a brinquedoteca se apresenta como um espaço de construção e ressignificação da vida para a criança/adolescente internada. Essa ação só será consistente quando os educadores tiverem uma formação específica que trabalhe os conceitos e valores culturais, favorecendo a vida da criança/adolescente internado.
Brinquedoteca; brincar; formação; educador; hospital.
Diretório do grupo de pesquisa no Brasil:
http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhepesq.jsp?pesq=6747056578531985
Ano de início 2009; em andamento.
Neide de Aquino Noffs; Joselita Alves Costa Mauricio.
Neide de Aquino Noffs; Joselita Alves Costa Mauricio.