Linguística.
O projeto tem como objetivo principal examinar o papel da colaboração na construção de zpds como ferramenta-e-resultado (Newman e Holzman, 1993) nos contextos de formação, isto é, na organização de lócus que permita que a reflexão crítica tenha lugar. Mais especificamente, tem como objetivo examinar: as relações entre formadores e professores para analisar esse processo intrincado e complexo composto por ações que possibilitam ou não que professores e educadores, criticamente, olhem para suas ações, aprendam sobre as teorias que as informam e sobre os significados políticos que as embasam e sejam capazes de revê-las e reconstruí-las (Smyth, 1992).
Colaboração; formação reflexiva e crítica.
Os resultados encontrados propiciaram um aprofundamento da compreensão de colaboração e contradição como categorias centrais à constituição do humano, o que possibilitou o aprofundamento do quadro teórico com contribuições da TASHC, como revelam produções científicas, apresentações, projetos de extensão, dissertações, teses e monografias de IC descritas no Lattes.
Ano de início 2007; em andamento.
Maria Cecília Camargo Magalhães.
Maria Cecília Camargo Magalhães; Fernanda Coellho Liberali (líderes do GP LACE).
Bolsa Produtividade CNPq 1D.