Português.
Nossa pesquisa objetiva examinar como os discursos elaborados nos fóruns educacionais digitais se constituem, tendo em vista as estratégias interacionais empregadas pelos envolvidos; verificar em que medida essas estratégias se revelam acordos discursivos, desencadeiam o entrelaçamento de sujeitos como construtores de conhecimento e identificar de que forma, nesse discurso, o ethos é construído. Para alcançar tais objetivos, embasamo-nos em estudos sobre Análise do Discurso, na perspectiva de Maingueneau (1997, 2005, 2008) e em estudos sobre fóruns educacionais digitais e estratégias de interação de Moore e Kearsley (2007), Valente (2003, 2009).
Língua portuguesa; análise do discurso; ethos discursivo; fórum educacional.
Tal pesquisa tem-nos possibilitado reconhecer que, no discurso dos textos produzidos pelo professor, as marcas linguísticas revelam um ethos comprometido em estreitar laços de cooperação com os seus coenunciadores e no discurso dos textos produzidos pelos alunos essas marcas projetam um ethos comprometido com o curso, mas menos preocupado com a interação.
Em andamento.
Izilda Maria Nardocci.
Orientador no projeto de doutorado: Jarbas Vargas Nascimento Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa.
Bolsa dissídio PUC-SP.