Fundamentos da Educação.
Variadas situações de leitura devem ser oferecidas pelos cursos de formação inicial e permanente aos profissionais e futuros profissionais de ensino, permitindo que estes reflitam sobre sua história de leitura para que possam ampliá-la, reconstruí-la ou reinventá-la, de forma a se tornarem leitores competentes e, consequentemente, professores de leitura capazes de desenvolver a competência em leitura dos seus alunos. Defende-se a leitura como produção de sentidos que se efetua através de um processo de interação entre interlocutores que se constituem na/pela linguagem. Propõe-se: investigar as condições e a compreensão de leitura de alunos em processo de formação profissional quando em interação com diferentes gêneros textuais.
Compreensão leitora; condições de leitura; biblioteca; sala de aula; planejamento curricular; alunos e professores universitários.
A análise foi iniciada e estamos na fase das entrevistadas.
Ano de início 2010; em andamento.
Maria Celina Teixeira Vieira.
Maria Celina Teixeira Vieira e orientandos de IC: Érica Renda dos Santos; Jéssica Bassi Ramos.
Horas pesquisa CEPE Comissão de Ensino e Pesquisa PUC-SP.