Arte.
Em voga entre aqueles que vêm refletindo sobre questões relativas à cibercultura é o tema da subjetividade e das identidades múltiplas que o usuário tem oportunidade de desenvolver nos ambientes do ciberespaço. Essa multi-plicidade é amplificada porque, longe de ser uma comunicação linear ou mesmo reversiva entre emissor e receptor, nesses ambientes, a relação entre o eu e o(s) outro(s) fica rodeada de ambiguidades, geradas, por exemplo, pelo potencial para o anonimato, para a construção múltipla de eus e identidades nos espaços plurais que a internet propicia. Este projeto visa à caracterização das formas de subjetivação propiciadas pelos processos comunicativos que se desenvolvem nas redes sociais da internet.
Redes sociais digitais; subjetividade; comunicação digital; cibercultura.
Alicerçadas em uma série de atividades e na elaboração de artigos científicos, pretende-se que as análises dos sites de relacionamento a serem desenvolvidas nesta pesquisa serão capazes de revelar modos inteiramente novos de intersubjetividade e modelizações subjetivas que os processos de comunicação propiciados pelas redes sociais na internet estão fazendo emergir na contemporaneidade.
Ano de início 2010; em andamento.
Maria Lucia Santaella Braga.
Maria Lucia Santaella Braga; Renata Lemos (doutoranda); Izabel Goudart (doutoranda).
CNPq, produtividade em pesquisa.