Formação Docente, Gestão e Tecnologias.
O trabalho se propõe a apresentar conjuntos de atividades que, partindo da vivência psicomotora concreta, exercitam funções psicomotoras que, com a devida mediação pedagógica, favorecem cada vez mais a representação simbólica e a generalização cognitiva dos conceitos subjacentes às atividades vivenciadas, tais como relações espaciais (direcionalidade, relações topológicas, tamanho...) e temporais (ritmo, duração, frequência, alternância...), conhecimento do próprio corpo (lateralização, controle tônico de sustentação e de ação, posicionamento global e segmentar na realização de tarefas). As atividades decorrem da psicomotricidade, educação física, pedagogia e seguem conceitos sociointeracionistas e construtivistas de aprendizagem.
Aprendizagem; psicomotricidade; representação; mediação psicopedagógica.
Produção de pesquisa e de conhecimento quanto a: construção de propostas de intervenção docente que, partindo da vivência psicomotora concreta, exercitam sistematicamente funções psicomotoras, que, com a devida mediação pedagógica, favoreçam cada vez mais a representação simbólica e a generalização cognitiva dos conceitos subjacentes às atividades vivenciadas, como relações espaciais e temporais e conhecimento do corpo.
Ano de início 2009; concluído em 2010.
Maria Anita Viviani Martins; Helena Marieta Rath Kolyniak.
Apoio do Grupo de Pesquisa da Faculdade de Educação "Educação Produção do Conhecimento".