Linguística.
Investigar o desenvolvimento das competências leitoras e escritoras de alunos do Ensino Fundamental II, nas diversas áreas curriculares, a partir da análise do grau de letramento dos alunos, do trabalho com leitura e escrita proposto no projeto pedagógico da escola, nos planos de ensino das disciplinas, nos livros didáticos e nas práticas de sala de aula, tomando como referências a noção de currículo culturalmente sensível, os trabalhos na área de letramento e nas teorias dos gêneros do discurso. Os resultados fornecerão subsídios para que professores possam se apropriar das expectativas de aprendizagem relativas ao desenvolvimento das capacidades/habilidades de leitura e escrita proposto pelos documentos curriculares.
Leitura e escrita em todas as áreas curriculares; ensino-aprendizagem de língua; formação de professores.
Os resultados das análises da pesquisa, ainda em andamento, serão publicados em artigos e livros voltados aos professores das diferentes áreas curriculares, com o objetivo de levá-los a vislumbrar possibilidades para propor situações efetivas de interlocução em sala de aula envolvendo práticas de leitura e escrita.
Ano de início 2009; em andamento.
Ana Luiza Marcondes Garcia; Jacqueline Peixoto Barbosa.
Ana Luiza Marcondes Garcia; Jacqueline Peixoto Barbosa; Cristiane Mori de Angelis.