Ciência da Computação.
A pesquisa constrói uma hipermídia sobre as revistas segmentadas brasileiras, dirigidas aos públicos feminino, mas-culino, homossexual, negro, executivo, etc. A análise crítica incide sobre a construção de regimes de visibilidade e sobre a naturalização de figuras e temas ligados a modalizações (o que o leitor deve fazer para ser uma figura de sucesso, para ser feliz, etc.) e ofertas de mapas cognitivos (mapas do mundo do sucesso a conquistar) e percursos passionais (estratégias sensíveis) para construção dos contratos de comunicação que modulam a relação entre enunciadores e leitores. O DVD final incluirá hipertextos analíticos, imagens das revistas e vídeos com entrevistados das universidades, Ongs e movimentos sociais.
Revistas segmentadas; análise de discurso; crítica de mídias; mapas cognitivos; valores de consumo; regimes de visibilidade nas mídias; educação para as mídias; hipermídia.
A pesquisa está descrita no site do Grupo de Pesquisas em Mídia Impressa, do Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica (PUC-SP): www.pucsp.br/pos/cos/umdiasete, no item "projetos em andamento". Será produzido em 2011 um DVD com o banco de dados multimidiático final, com navegação em hipermídia, como ocorreu com a pesquisa anterior, também descrita no site. O DVD anterior pode ser pedido no site.
Ano de início 2008; em andamento.
José Luiz Aidar Prado.
Denise Gallo; Marcela Lupoli; Heloisa Brenha; Helaine Oliveira; Janne Alves de Souza; Camila Barros; Alexsandro Santos; Lucia Caetano; Vinicius Prates; Thais Polato; João Matta; Allan Kozlakowski; Marcelo Suarez; Marcia Landsmann; Thais Lancman.
CNPq.