Formação Docente, Gestão e Tecnologias.
O trabalho investiga o processo de institucionalização e consolidação do sistema municipal de ensino da cidade de São Paulo no contexto da ditadura militar por meio da história de oito escolas de primeiro grau que foram renomeadas nesse período com nomes de militares brasileiros. Pretendemos interpretar qual o significado histórico dessas novas nomeações na construção de uma memória histórica sobre o ensino público paulistano e, especificamente, no interior dessas escolas, as suas relações com arquitetura escolar e as políticas públicas curriculares; as disciplinas escolares (História, Geografia, Estudos Sociais, Língua Portuguesa e Educação Moral e Cívica) e as comemorações cívicas.
História; escolas; São Paulo; ditadura militar; currículos.
Publicação da análise da memória histórica veiculada pelo poder governamental durante a ditadura militar, ex-plicitando as semelhanças e singularidades das unidades escolares analisadas na produção das diferentes culturas escolares. Dessa forma, ao interpretar a historicidade das oitos instituições selecionadas, a pesquisa se constituirá em um projeto-piloto no mapeamento das demais escolas do município de São Paulo.
Ano de início 2010; em andamento.
Helenice Ciampi.
Alexandre Pianelli Godoy (professor e pesquisador da UNIFESP do curso de História Campus Guarulhos ); Carla Levorin da Cunha (I.C. PUC-SP); Priscilla Barreto Chaves de Araújo (I.C. PUC-SP).
Horas Pesquisa CEPE Conselho de Ensino e Pesquisa PUC-SP.