Formação Docente, Gestão e Tecnologias.
O texto resulta de pesquisa bibliográfica cotejada com referencial prático-teórico consequente ao desenvolvimento de intervenções docentes e atendimentos a aluno de ensino fundamental. Teve por objetivo identificar a qualificação do professor dos anos iniciais do ensino fundamental e reconhecer a destinação da educação continuada na formação de professores para o desenvolvimento da profissão. Identificou-se a intrincada rede de relações presentes, ou seja, a presença ativa de fatores diretos nas condições de aprendizagem escolar que, somados à formação do educador, determinam a qualificação da educação. Os termos e a posição desses fatores ensinam as razões e interações que se impõem na formação de base e continuada.
Formação do professor; fatores da formação; ensino aprendizagem.
Produzir pesquisa e conhecimento quanto a: explicitação do trinômio da docência: competência técnica, teórico-crítica e prática, para a sustentação pedagógica; reafirmação da identidade da escola pela proposta pedagógica, pela inteligência da flexibilidade da execução; pela projeção prospectiva para alargamento das intervenções da escola; historicidade da profissão professor.
Concluído em 2010.
Maria Anita Viviani Martins; Maria Jose Batista Leite.
Grupo de Pesquisa Faculdade de Educação: Educação-Produção do Conhecimento.