Psicologia do Desenvolvimento.
O projeto se insere na vertente teórico-metodológica da Psicologia Cognitiva da Leitura, que se desenvolveu nos últimos 30 anos gerando hipóteses de grande valor heurístico nas quais se baseiam as experiências mais bem-sucedidas de ensino e aprendizagem de sistemas alfabéticos de escrita. O projeto abrange subprojetos que têm como objetivos: verificar hipóteses de relações entre habilidades metalinguísticas e aprendizagem da leitura e da escrita; aplicar programas de desenvolvimento metalinguístico para crianças com dificuldades na aprendizagem; verificar os efeitos de práticas de alfabetização desenvolvidas à luz das hipóteses da psicologia cognitiva da leitura.
Alfabetização; aprendizagem da linguagem escrita; escolarização inicial.
www.mrmaluf.com.br; www.cnpq.br/gpesq/
Ano de início 2008; em andamento.
Maria Regina Maluf; Maria José dos Santos; Jean Emile Gombert (Univ. de Rennes, França), pesquisador colaborador.
Lina Maria de Moraes Carvalho; Maura Spada Zanella; Luciene Aparecida Felipe Siccherino; Gislaine Garcia Gutierres Aprobato; Sandra Puliezi.