Linguística Aplicada.
Este projeto surgiu de uma necessidade real no contexto de sala de aula de mudar as práticas de leitura de forma coerente com o paradigma sociocognitivo segundo o qual o texto admite múltiplas leituras e o professor deve abandonar o papel de autoridade interpretativa para dar voz ao aluno. A questão das múltiplas leituras da metáfora é o caso mais complexo e é o foco desta investigação. Os objetivos deste projeto são: 1) investigar empiricamente com leitores reais como se dá o processo de construção das múltiplas leituras da metáfora; 2) verificar como se caracteriza a natureza indeterminada do produto dessa construção, chegando, dessa forma, a um mapeamento dos diferentes tipos de indeterminação metafórica.
Letramento; leitura; metáfora conceptual; indeterminação metafórica; metodologia interpretativista; pensar alto em grupo.
Mara Sophia Zanotto; Lynne Cameron e Marilda Cavalcanti (eds.). Confronting Metaphor in Use: An Applied Linguistic Approach. Amsterdam: John Benjamins, 2008. Mara Sophia Zanotto e Dieli V. Palma "Opening Pandora's Box: Multiple Readings of `a Metaphor'". In: M. S. Zanotto, L. Cameron e M. C. Cavalcanti (eds.). Confronting Metaphor in Use: An Applied Linguistic Approach. Amsterdam: John Benjamins, 2008. Mara Sophia Zanotto; Lynne Cameron e Marilda Cavalcanti (eds.). "Introduction". In: Confronting Metaphor in Use: An Applied Linguistic Approach. Amsterdam: John Benjamins, 2008.
Início 2006; concluído.
Mara Sophia Zanotto, PUC-SP/LAEL/CNPq; Dieli Vesaro Palma, PUC-SP/ Pós LP; Heronides Maurílio de Melo Moura, UFSC/CNPq.
Helena Gordon Silva Leme (UAB/UFSCAR); Vilma Lemos (Doutora LAEL); Sandra Regina de Bitencourt Queiróz (mestrado LAEL); Gislaine Aparecida de Vilas Boas (Mestrado; LAEL); Madalena de Souza Reis (Mestrado LAEL).
CNPq Pq.