Fundamentos da Educação.
A questão central é: de que forma mecanismos sub-reptícios que ocorrem no interior da escola contribuem para a permanência de um conjunto de alunos sem que sua aprendizagem corresponda aos níveis de ensino alcançados, configurando uma situação de "excluídos do interior"? Assim, o objetivo central é identificar e analisar as formas de organização e de práticas pedagógicas que podem estar contribuindo para a manutenção de alunos em seu interior, sem que isso reverta em rendimento escolar compatível com o ano/série alcançados.
Ensino fundamental; organização de escola pública; rendimento escolar; exclusão de alunos no interior da escola.
Há orientação de bolsista de iniciação científica, mestrado e doutorado. Está previsto o lançamento de um livro com alguns resultados da pesquisa, já no prelo.
Ano de início 2008; concluído em 2010.
Alda Junqueira Marin.
José Geraldo Silveira Bueno, Carlos Antonio Giovinazzo, Helena Machado de Paula Albuquerque (professores), José Luiz Germano Martins (doutorando), Tathyana Gouvea da Silva (mestranda) e Natália do Bonfim Nascimento (Iniciação científica).
Apoio financeiro do CNPq.