Formação Docente, Gestão e Tecnologias.
O projeto objetiva identificar e analisar as contribuições de Paulo Freire para os sistemas públicos de ensino do Brasil a partir da década de 90, com especial ênfase nas políticas de currículo, com a intenção de subsidiar o fazer político-pedagógico das redes públicas de ensino comprometidas com a democratização da educação, visando a contribuir para a criação/recriação de políticas e de práticas educativas de qualidade, em uma perspectiva crítico-emancipadora. O contexto em que se realizará esta pesquisa é a Cátedra Paulo Freire da PUC-SP, criada em 1998, vinculada ao Programa de Pós-Graduação Educação (Currículo), sob a coordenação da Professora Dra. Ana Maria Saul.
Políticas públicas; currículo; pedagogia freirana; formação do educador; gestão educacional.
Os resultados desta investigação serão divulgados em um banco de dados disponibilizado no site da Cátedra Paulo Freire, www.pucsp.br/paulofreire. Essa pesquisa, em sua fase exploratória, já gerou um conjunto de 15 dissertações e teses, sob a orientação da Profa. Ana Maria Saul, disponíveis na Biblioteca da PUC-SP. Também foram publicados artigos em periódicos científicos e em anais de congressos internacionais.
Em andamento.
Ana Maria Saul.
Ana Maria Saul; Antonio Fernando Gouvêa da Silva; Silvana Donadio Lemos.
CNPq bolsa produtividade em pesquisa.