Educação Matemática.
Buscaremos responder, com esse projeto, às seguintes questões: Quais fatores influenciam o processo de ensino e aprendizagem envolvendo o raciocínio dedutivo em matemática, particularmente aqueles ligados ao raciocínio estocástico? Quais fatores devem nortear a formação inicial e continuada dos professores, no que diz respeito à prova e demonstração nessa área? Que contribuições para a formação dos conceitos relacionados ao Tratamento da Informação podem ser identificadas com o uso de ambiente informatizado?
Educação estatística; formação de professores; ensino e aprendizagem; ambiente computacional.
A realização deste projeto nos mostrou que muito mais se pode oferecer aos alunos do 6º ano do que os autores dos livros didáticos acreditam que se deva desenvolver em estatística nesse período. A formação realizada e as discussões nela ocorridas nos levaram a aprimorar nossas reflexões sobre as potencialidades do software Geogebra e a elaboração de um projeto voltado ao uso de ambientes computacionais nas classes.
Ano de início 2009; em andamento.
Saddo Ag Almouloud.
Cileda de Queiroz e Silva Coutinho; Maria José Ferreira da Silva.
FAPESP.