Matemática.
Possui dois focos de atenção: o conhecimento do aluno da licenciatura com a respectiva análise do seu desempenho nas disciplinas do curso e o papel desempenhado por essas disciplinas na constituição de sua identidade profissional; e a análise dos cursos de Licenciatura em Matemática e de Pedagogia das duas instituições (PUC-SP e UFMT) e identificação de indicadores de qualidade do ensino e da aprendizagem. Objetiva conhecer quem é o aluno que busca esses cursos de Licenciatura pesquisados, fazendo uma contextualização em relação ao aluno de Licenciatura em Matemática e de Pedagogia do Brasil e das respectivas regiões, e analisar como se dá a construção e a reconstrução da identidade profissional docente desses alunos.
Futuros professores; profissionalidade docente; licenciatura.
Site: gftp.webgrupos.com.br. Resultados esperados: formação de pesquisadores; inserção de docentes em projetos de pesquisa educacional; articulação e integração entre sistemas de formação inicial e o sistema que irá absorver o futuro professor; desenvolvimento de pesquisa entre diferentes programas de pós-graduação; produção e publicação de livros e artigos; divulgação dos resultados em palestras e seminários.
Ano de início 2008; em andamento.
Laurizete Ferragut Passos; Ana Lúcia Manrique.
Equipe do Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq: Professor de Matemática: formação, profissão, saberes e trabalho docente. Equipes formadas na Faculdade de Educação da PUC-SP e nos cursos de Pedagogia e Matemática da UFMT.
CAPES/INEP/SECAD Observatório da Educação/SEE-SP-2008.