Fundamentos da Educação.
Indagações básicas: 1) Quais os sentidos que se desdobram do Projeto Tensão Pré-Vestibular (TPV) para o campo da Orientação Vocacional-Ocupacional (OVO) trabalhando com Teatro de Reprise (abordagem teórico-metodológica sociopsicodramática). 2) Quais as aprendizagens que favorecem a gestão articulada, a partir da experiência na realização do Projeto TPV. Busca-se como pesquisa interdisciplinar contribuir para o resgate dessa área de saber, considerando a importância de oferecer espaços vivenciais e reflexivos para o jovem na construção de seu projeto pessoal-profissional e como pesquisa institucional dar visibilidade à importância do trabalho conjunto entre setores da PUC-SP. A metodologia é qualitativa: pesquisa-ação.
Orientação vocacional-ocupacional; teatro de reprise; sociopsicodrama; gestão democrática; gestão articulada; in-terdisciplinaridade; interinstitucional.
www.grupoolharte.com; atendimento@grupoolharte.com
Como pesquisa-ação, as sessões no Tuca estão propiciando vivência e reflexão aos adolescentes para enfrentar as questões da escolha profissional e ter no horizonte seu Projeto de Vida. Trabalho a ser oferecido às Secretarias de Educação do Estado e Município: Projeto PUC- INOVAÇÃO. Contribuição à divulgação da PUC-SP Grupo Olharte e DCI nas Feiras de Profissão.
Em andamento.
Marilia Josefina Marino.
Nilton Bispo (Iniciação científica); Lucia Russo; Marlene França; Natália Giro Grupo OLHARTE.
FUNDASP (Pesq. Institucional) CEPE Conselho de Ensino e Pesquisa da PUC-SP.