Métodos e Técnicas em Psicologia.
O objetivo da pesquisa é buscar possíveis relações entre o desempenho de crianças de 8 anos de idade em problemas que envolvem raciocínio matemático (embora não exijam que contas sejam efetuadas) e seu desempenho em problemas de natureza lógica. Do lado das tarefas envolvendo raciocínio matemático, crianças foram submetidas a 12 problemas sem número e problemas matemáticos que podiam ou não ser solucionados (dependendo da suficiência de informações). Para avaliação do desempenho em problemas lógicos, foram criados três conjuntos de informações que misturavam situações possíveis e impossíveis, bem como quatro tipos de silogismos. No momento, as respostas estão sendo descritas e analisadas.
Resolução de problemas; comportamentos preliminares; problemas lógico-matemáticos.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8462054437341061
Em andamento.
Sergio Vasconcelos de Luna; Míriam Marinotti.
Andréa Lane Edde; Bárbara Narcioso Russo; Bruna Gameiro de Lima; Carolina Grazia de Melo.
CEPE Comissão de Ensino e Pesquisa PUC-SP.