Fundamentos da Educação.
Tendo por base o modelo de equivalência de estímulos e os dados das pesquisas a ele relacionadas, o presente projeto tem por objetivo implementar propostas de ensino para instalar e aperfeiçoar o repertório de leitura de alunos de diferentes séries do ensino fundamental e de EJA. Tais propostas são aplicadas utilizando-se o software Mestre, com o qual se ensinam discriminações condicionais entre diferentes modalidades de estímulos (palavra falada; palavra escrita; figura). As propostas apóiam-se na avaliação diagnóstica do desempenho, realizada com o Instrumento de Avaliação de Leitura Repertório Inicial (IAL-I).
Repertório de leitura; ensino informatizado; discriminações condicionais; equivalência de estímulos; análise do comportamento.
Dentre os principais resultados, podem ser citados: 1) Elaboração do Instrumento de Avaliação de Leitura Repertório Inicial (IAL-I) (Moroz e Rubano, 2007). 2) Elaboração de dissertações e tese (Nibu, 2006; Ponciano, 2006; Costa, 2008; Fernandes, 2008; Llausas, 2009; Arruk, 2009; Cesar, 2009; Silva, 2009 e Barros, 2009). Apresentações e artigos completos publicados em eventos científicos.
Concluído em 2010.
Melania Moroz.
Denize Rosana Rubano (Faculdade de Psicologia); Nelma Maria F. Cap V. de Souza Barros, Damares Souza Silva; Marcelo de Abreu César; Tatiana A. G. P. Arruk; Rosana Valinas Llausas; Nelia Paula P. Costa; Marcia Aparecida P. Fernandes; Marina Yayoi Nibu e Vera Lucia de Oliveira Ponciano.