Ondas gravitacionais

De acordo com a teoria da relatividade geral, as perturbações produzidas pela oscilação dos eixos de rotação das estrelas deviam propagar-se através do espaço. Muitos astrónomos hoje em dia procuram detectar a presença destas perturbações do campo gravítico a que se chama ondas gravitacionais. Mas, se elas existirem de facto, serão muito fracas e a sua detecção é muito difícil.

Os efeitos gravitacionais propagam-se à velocidade da luz . Massas aceleradas radiam ondas gravitacionais e quando essas ondas chegam a outras massas, exercem forças sobre elas. Essas indas são radiação quadripolar - fazem com que as massas estiquem numa direcção enquanto se comprmem na direcção perpendicular. A figura mostra um anel de massa sob a acção de uma onda gravitacional que vaija perpendicularmente ao plano do écran.

 

Nota: Outro efeito previsto pela a teoria da relatividade geral é que o comprimento de onda de um raio de luz que se afaste de um campo gravitacional criado por uma massa deverá aumentar, desviando-se para o vermelho. É um efeito que se mostrou dif´cil de observar por causa dos muitos outros efeitos que podem causam desvios nos comprimentos de onda da luz, nomeadamente o efeito Doppler.