Passar para o conteúdo principal

Debates Le Monde Diplomatique Brasil: O FINANCIAMENTO PÚBLICO DO DESMATAMENTO 30/11/2021.

O FINANCIAMENTO PÚBLICO DO DESMATAMENTO

Quais os impactos dos financiamentos públicos e privados destinados as cadeias de fornecedores de carne bovina, soja, óleo de palma, celulose e papel, e madeira, cujas operações podem destruir as florestas tropicais naturais e territórios de uso tradicional de comunidades tradicionais no Brasil?

Merel Van Der Mark

Coordenadora de Florestas e Finanças

uma iniciativa de uma coalizão de organizações de campanha e pesquisa, incluindo Rainforest Action Network, TuK INDONESIA, Profundo, Amazon Watch, Repórter Brasil, BankTrack, Sahabat Alam Malaysia e Friends of the Earth US.

A coalizão busca impedir que as instituições financeiras facilitem os abusos ambientais e sociais comuns em commodities de risco de desmatamento. A Coalização busca alcançar por meio de maior transparência, políticas, sistemas e regulamentos do setor financeiro.

Sandra Akemi Shimada Kishi

Procuradora Regional da República

Membro do Ministério Público Federal e Procuradora Regional da República da 3ª Região – Coordena o Projeto Conexão Água que conta com um time de estudiosos que analisa as responsabilidades socioambientais e a busca de "compliance" na Administração Pública, no tocante a normas e programas de medidas no âmbito das seguintes instituições TCU-Tribunal de Contas da União; Banco Central do Brasil; Instituições financeiras e dos agentes financiadores e de investimentos.

TV PUC Le monde diplomatique