Editorial

A relação entre religião e educação, atividade pedagógica e ensino religioso é o tema deste número da revista REVER. Os artigos contemplam uma gama de opções sobre a discussão dessa temática, analisada tanto em suas questões teóricas como na prática cotidiana de sala de aula. Quatro artigos são resultado das atividades desenvolvidas para a implantação do Ensino Religioso na Escola Pública do Estado de São Paulo. Em 2002, a Coordenadoria de Ensino e Normas Pedagógicas da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo firmou convênio com a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) para a elaboração do material teórico e do projeto pedagógico. Dois professores do Departamento de História do IFCH/UNICAMP, o Prof. Dr. Leandro Karnal e Profa. Dra. Eliane Moura da Silva, elaboraram cinco apostilas sobre História Cultural das Religiões com ênfase na diversidade, pluralismo, multiculturalismo dos fenômenos religiosos. Os pontos centrais de toda a coleção foram a necessidade de manter a separação entre Igreja e Estado e a defesa da tolerância como exercício de educação democrática e cidadã; nesse contexto, as religiões foram consideradas como patrimônio histórico e cultural.

O projeto também incluiu a capacitação dos Assistentes Técnico-Pedagógicos e dos professores da rede pública (foram capacitados cinco mil professores), com formação em História, Ciências Sociais e Filosofia, sobre os aspectos teóricos e práticos do projeto desenvolvido nas cinco apostilas. (ver http://www.ensinoreligioso.com.br). O resultado deste trabalho está apresentado aqui na revista REVER em quatro artigos.

Em Religião, Diversidade e Valores Culturais: conceitos teóricos e educação para a cidadania, a Profa. Dra. Eliane Moura da Silva (DH/UNICAMP) faz uma síntese dos principais conceitos teóricos que foram desenvolvidos no projeto global em favor de ações pró-ativas de tolerância e compreensão das alteridades na sociedade contemporânea. Daniela Viana Leal, mestre e doutoranda em História pela Unicamp, em A Experiência da Capacitação Descentralizada, aborda sua experiência como capacitadora dos professores da rede pública e os debates desenvolvidos durante os cursos, sugerindo ainda algumas atividades didáticas com o uso de imagens. Janaína Camilo, mestre e doutoranda em História da Unicamp, em Ensino Religioso na Escola Pública – Uma Mudança de Paradigma, enfatiza a necessidade de ensinar, na escola pública e laica, não uma religião, e sim religiões. A atividade pedagógica deve basear-se em ética e respeito, nas questões da alteridade, diversidade e representação, propondo projetos interdisciplinares. No artigo Ensino Religioso entre Sons e Imagens, Karina Kosicki Bellotti, mestre e doutoranda em História pela Unicamp, discute a utilização dos meios de comunicação de massa como ferramenta auxiliar no Ensino Religioso. Para isso, toma por base a proposta teórica elaborada nas apostilas. No artigo, ela argumenta a favor da possibilidade de as televisões comerciais e religiosas, websites, revistas e cinema serem fontes importantes para a compreensão da diversidade cultural. A mestre e doutoranda em História pela Unicamp, Marili Bassini, no texto Ensino Religioso: Educação Pró-Ativa para a Tolerância, apresenta o desenvolvimento do seu trabalho na capacitação dos docentes da rede pública, que incluiu estudos teóricos sobre Roger Chartier para pensar a diversidade cultural e religiosa como construção e representação, além de algumas das atividades para serem trabalhadas em sala de aula.

Ainda neste número temos mais dois artigos que, embora não relacionados ao projeto do Ensino Religioso, contemplam e enriquecem a tema da Educação e da Religião. Em O Alvo da História da Igreja e a História da Igreja como Alvo: O exemplo da Idade Média Central (séculos XI-XIII), a Profa. Dra. Neri de Barros Almeida, medievalista e docente do Departamento de História da Unicamp, se volta para um público mais amplo ao discutir algumas questões fundamentais sobre o ensino da História da Igreja medieval. Procura demonstrar, através de exemplos históricos, a necessidade de apresentar de forma cuidadosa o período, bem como sua importância para a consciência histórica contemporânea.

Em Os Universitários e a Transcendência – Visão geral, visão local, Jorge Cláudio Ribeiro, professor de Departamento de Teologia e Ciências da Religião da PUC-SP, interpreta os dados da pesquisa sobre o perfil da religiosidade do universitário realizada naquela universidade. Assumindo como pressuposto analítico que a religiosidade é um dado cultural, procura discutir uma pedagogia focada na humanização, na expansão do ego em direção às alteridades na forma de interação, compromisso, engajamento e libertação das alienações. Trata-se de proposta didática que leva em consideração a religiosidade. Dessa forma, este número da Revista REVER adianta, esclarece e fundamenta um tema atualmente controvertido e de grande importância para estudiosos, pesquisadores, professores, pedagogos, teólogos e estudantes.

Eliane Moura da Silva

Nota: A comissão de Redação da REVER deseja expressar sua gratidão à professora Eliana Moura da Silva (UNICAMP) pela organização da presente edição.