Com o presente número, a Revista Eletrônica REVER completa o seu primeiro ano de vida. A Comissão Editorial se alegra com a boa recepção encontrada e quer agradecer a todos os que com ela colaboraram, em especial, aos seus leitores/as.
Ao entrar em seu segundo ano de vida, nossa Revista seguramente poderá contar com o aprendido na confecção de seus quatro números iniciais. Foram sempre muitos os percalços enfrentados na elaboração de cada número. Eram, ora falhas devidas à precariedade de nossa infra-estrutura, ora detalhes técnicos de responsabilidade do servidor eletrônico de que nos valíamos, ora dificuldades na obtenção da permissão para a reprodução de artigos publicados em outras línguas ou revistas e ora, finalmente, a tradução e revisão dos textos escritos em outros idiomas.
Exatamente na fase final da produção do número 4, cuja temática original deveria ser "Gênero e Ciência da Religião", vimo-nos atropelados por dificuldades de última hora. Essas dificuldades foram de tal monta que, para manter o ritmo trimestral da programação de nossa Revista, a Comissão Editorial tomou a decisão de inverter os temas dos números 4 e 5. Ou seja, o número 5 – a ser lançado nos meses iniciais de 2002 – retomará a questão de gênero, enquanto que o de número 4, "Religião e religiões no mundo pluralista", é consagrado a reflexões que consideramos de grande atualidade.
Queremos avançar na direção da consolidação de REVER, experiência pioneira que esperamos possa, em seu segundo ano de vida, lograr cada vez mais seu objetivo principal que é o de tornar-se um espaço brasileiro de discussão e informação sobre as questões metateóricas e os avanços das modernas Ciências da Religião no mundo e em nosso país.
O leitor/ a leitora verá que os artigos deste Número 4 podem ser divididos em dois conjuntos. O primeiro estuda assuntos que mostram a crescente diversificação do campo religioso, em especial o brasileiro. André Ricardo de Souza fala da renovação do catolicismo no nível popular e José Maria da Silva, considerando questões mais abrangentes, discorre sobre a identidade no mundo das religiões. O último texto é da lavra de Joanildo A. Burity. Retorna criticamente a uma velha e sempre atual polêmica: a das relações entre religião e política na fronteira.
O segundo agrupamento temático aborda conflitos religiosos de grande atualidade religiosa e política. Martin Baumann escreve obre a disputa pelo espaço religioso na Alemanha pluralista de hoje, envolvendo o Hinduísmo. Na mesma linha, - na Secção "Intercâmbio"- Peter Antes, conhecido islamólogo, revela o pluralismo interno do Islã de ontem e de hoje. Trata-se de uma entrevista que vem de encontro ao interesse que os conflitos do Médio Oriente despertam também entre cientistas da religião. Na secção "intercâmbio" ainda se encontra o artigo "O Projeto Missionário Protestante no Brasil do Século XIX: Comparando a Experiência Presbiteriana e Batista " por H. B. Cavalcanti, Universidade de Richmond.
Só nos resta desejar ao nosso público, que é predominantemente acadêmico, que possa -- não gozar suas merecidas férias -- e sim levar adiante seu trabalho após o atribulado ano de 2001, que assistiu à mais prolongada e talvez mais necessária das greves universitárias de nossa história. Que a luta tenha valido a pena, são nossos votos. Em 2002, continuaremos juntos. Feliz 2002!.
Uma nota final. Avise, por favor, a seus amigos interessados em Ciências da Religião que fomos obrigados a mudar o nosso endereço eletrônico para http://www.pucsp.br/rever. A partir de dezembro de 2001 o endereço anterior foi definitivamente eliminado, por razões técnicas.
A Comissão Editorial