Editorial - REVER número 4, ano 4, 2004

1. O presente número de REVER foi pensado e planejado com especial esmero. Seu objetivo é chamar a atenção dos que se dedicam ao estudo da religião no Brasil para uma questão à qual nem sempre se presta a devida consideração: a da reflexão meta-teórica. Os quatro textos que enfeixam este número gravitam em torno dessa questão, hoje em aceso debate nos grandes centros de pesquisa. A relevância e urgência dessa discussão se fazem sentir cada vez mais no Brasil, em virtude da multiplicação das publicações sobre religião. A rápida evolução de nossa área de conhecimento está a exigir uma análise mais cerrada de nossa base filosófico-epistemológica de sustentação. Para guiar-nos nessa reflexão, a Comissão Editorial de REVER selecionou quatro textos de autores de reconhecido prestígio em várias partes do mundo. Julgamos que eles sejam representativos de aspectos fundamentais do tema geral deste número: "O estudo das religiões: reflexões (meta-) teóricas".

Seguramente - é o que esperamos - haverá reações e manifestações diversas por parte dos que, acessando nosso site, prestigiam a REVER. Nossa revista as acolherá com prazer, uma vez que é exatamente esse debate que pretendemos incentivar. Gostaríamos de que os textos que constam deste número servissem como indicadores das sendas por onde caminham, no momento, as alternativas propostas por cientistas que se convenceram de que é necessário "trazer de volta a teoria" às Ciências da Religião como disciplina autônoma. Desculpamo-nos junto aos leitores e leitoras pelo ligeiro atraso na publicação deste número. Oxalá os artigos aqui apresentados tragam uma sobeja recompensa intelectual a nossos leitores.

2. Merece destaque o primeiro artigo da secção temática, de autoria do conhecido professor de Ciências Sociais da Baylor University, Rodney Stark. Para a equipe editorial da REVER, é uma honra ter recebido a autorização do Dr. Rodney Stark para traduzir e publicar este seu texto. Stark não precisa de longas apresentações; é um autor extraordinariamente produtivo e um dos mais citados teóricos contemporâneos na nossa área. É oportuno lembrar que Stark é, também, editor-fundador do prestigioso "Interdisciplinary Journal of Research on Religion", um precioso repositório de estudos que leitores e leitoras do Brasil podem facilmente acessar online. Por essa razão, incluímos neste número um link para essa revista (ver "Links"). Ele e um grupo de colaboradores aplicaram a teoria de escolha racional às Ciências da Religião. Stark está convencido de que essa teoria não é adequadamente reconhecida. É disto que trata o artigo, no qual ele aborda sugestivamente tal teoria pela via autobiográfica.

A REVER se sente honrada em poder apresentar também um artigo do Dr. Steven Engler, professor de Ciências da Religião em Mount Royal College, Calgary, Alberta, Canadá, co-diretor do grupo de pesquisa "Critical Theory and Discourses on Religion" da Academia Americana de Religião (AAR) e membro do comitê executivo da North American Association for the Study of Religion (NAASR). Steven Engler faz parte do Conselho Científico Internacional da REVER (veja: http://www.pucsp.br/rever/conselho.htm). Neste denso ensaio, ele aborda alguns debates nas recentes teorizações surgidas nos Estados Unidos no campo das Ciências da Religião. Centra sua análise no status teórico do conceito de "religião". Para ele, os fenômenos culturalmente chamados de "religião" têm algo em comum que parece justificar o uso de noções genéricas como o amplamente difundido conceito de "sagrado", vulgarizado pela fenomenologia alemã. "Das Heilige" é uma categoria muitíssimo usada em Ciências da Religião. Teve acolhida favorável também na Teologia e não é difícil perceber por que razões. No entanto, tal conceito pode ser e tem sido alvo de importantes ressalvas críticas, ao menos de três ângulos: o semântico, o epistemológico e o ideológico. Indo além, Engler sugere duas aproximações à "religião" que, em seu entender, poderiam atender àquela tríplice crítica e, simultaneamente, fazer justiça ao contexto institucional dos estudos da religião nos Estados Unidos.

O terceiro artigo trazido por REVER é de autoria de um ex-aluno do Programa de Ciências da Religião da PUC-SP, Paulo Gonçalves Silva Filho. O título é sugestivo e enuncia com clareza o que preocupa seu autor: "Considerações teóricas em torno do reducionismo funcionalista em Ciências da Religião". Paulo Gonçalves parte de uma breve retrospectiva das teorizações históricas sobre a Religião construídas ao longo do século XIX. Sua atenção se volta, em especial, para a constituição das teorias funcionalistas, de cunho reducionista, e sua contestação por Mircea Eliade. A análise, embora sumária, enfoca também algumas controvérsias que se prolongam até hoje. A preocupação principal do autor é a de mostrar o contexto em que as teorias, projetos intelectuais, métodos e estratégias usadas pelo Funcionalismo foram formulados. É a partir daí que, para o autor, seria possível avaliar melhor alguns dos impasses teóricos e metodológicos que continuam permeando os estudos sobre a religião, de modo a se ter uma visão crítica da constituição seja de um projeto de Ciência da Religião. A meta do autor é explorar a potencialidade dos conceitos de "tradição" e "destradicionalização" como instrumentos para a superação do reducionismo trazido pelo Funcionalismo.

O último artigo é de autoria de um dos editores de REVER, o Dr. Frank Usarski, cientista social alemão há sete anos lecionando no Pós-graduado em Ciências da Religião da PUC-SP. Usarski é o membro da Comissão Editorial de REVER e bom conhecedor do que se faz em Ciências da Religião nos dois lados do Atlântico e nos Estados Unidos. Escreveu um artigo propositadamente polêmico. Visa ir contra a "mainstream" e o "senso comum" reinantes no estudo da religião no Brasil e em outros países. Ele apresenta uma reflexão crítica há muito tempo gestada em sua mente. Nela, o autor expressa e manifesta uma crítica que poderá soar como "radical" para alguns, mas que a Comissão Editorial de REVER julga oportuna e necessária. Nossa esperança é de que o artigo do Dr. Usarski sirva de estímulo para uma discussão mais aprofundada sobre os possíveis limites da Fenomenologia da Religião e, mais especificamente, sobre o termo por ela veiculado e muitas vezes vazio de "sagrado". O título do trabalho já diz a que vem: "Os enganos sobre o sagrado: uma síntese da crítica ao ramo ‘clássico’ da Fenomenologia da Religião e seus conceitos chaves". Uma das contribuições interessantes que Usarski traz para os cientistas da religião no Brasil é a de se referir a autores alemães pouco conhecidos entre nós. É sabido que, atualmente, é na Alemanha que a Fenomenologia da Religião encontra seus críticos mais incisivos. O autor, após um rápido apanhado dos elementos básicos da Fenomenologia da Religião, resume em oito pontos substanciosos sua crítica à Fenomenologia.

3. REVER traz ainda aos leitores e leitoras, na secção "Intercâmbio", um trabalho de autoria de Karina Kosicki Bellotti, mestra em História Cultural e doutoranda em História Cultural (UNICAMP). Nele se discute a mídia evangélica no Brasil a partir da perspectiva da História Cultural. Além de refletir sobre as relações entre linguagem, mídia e religião e entre identidade religiosa e mídia, a autora procura articular o conceito de recepção ao de mídia religiosa e se procura mostrar como a História Cultural permite ao pesquisador de mídia evangélica fazer perguntas sofisticadas e desafiadoras.

Na secção de "Resenhas", finalmente, são comentados cinco livros recentemente editados no Brasil. REVER deseja, assim, prestigiar as editoras que se preocupam com nossa área de estudo e divulgar os bons autores no campo das Ciências da Religião.

Desejamos a nossos leitores e leitoras um bom proveito e alguma inquietação teórica e meta-teórica!


Edênio Valle