Edição Ano 5 - Número 12 - Maio / Agosto 2009

 

Contracultura

 

 

Um caminho na Contracultura
Monja Coen - Zen Budista
 
Depoimento da Monja Coen, uma das mais conhecidas zen budistas de São Paulo, a respeito de seu  encontro com o zen no contexto das mudanças culturais e sociais que se caracterizaram como parte da Contracultura



Hair: paz e amor

Leila Marrach Basto de Albuquerque - Unesp/Rio Claro
 
Este ensaio trata do movimento contracultural do pós-guerra a partir da dramatização apresentada no filme Hair dirigido por Milos Forman. Descreve-se e discute-se os principais temas que deram origem a uma cultura hippie como o pacifismo, o relacionamento desinteressado, o amor livre, as experiências religiosas e o uso de alucinógenos. Sugere-se algumas hipóteses acerca da presença deste movimento no Brasil e da sua ressignificação no contexto da pós-modernidade.

Caminhos e descaminhos da contracultura no Brasil:
o caso do Movimento Hare Krishna

Silas Guerriero - PUC-SP

A contracultura teve poucas repercussões no Brasil. Uma delas foi o orientalismo religioso. O Movimento Hare Krishna nasceu na contracultura, mas depois acabou se afastando dela, se transformou e passou a conviver e disputar espaço com outras denominações religiosas. Não podemos dizer que existam muitos movimentos contra a cultura predominante nos dias atuais, mas afirmar que essa mesma cultura incorpora elementos que foram catalisados durante os anos 1960.

Thomas Merton e o Zen Budismo:
Contradições em tempos de crise do pensamento, atitudes e sonhos

Francisco Handa - UNESP – Centro de Estudos de Cultura Zen

Num tempo em que o mundo viveu momentos de transformação no campo político e social, Thomas Merton apresentou um outro viés, o misticismo cristão que encontrava suporte no Zen Budismo.

Aleister Crowley e a contracultura
Vitor Cei Santos - Universidade Federal do Espírito Santo

O objetivo deste artigo é discutir a doutrina do Novo Aeon de Aleister Crowley, refletindo sobre sua constituição histórica, seus valores e conseqüências para a sociedade pós-moderna. O ocultista inglês foi um escritor mítico e controvertido, poeta da liberdade irrestrita e da vontade como máxima soberana, além de defensor do uso de sexo e drogas para fins mágicos.  

Valores contraculturais e responsabilidade
sócio-ambiental na sociedade pós-industrial

Naira Carla Pinheiro dos Santos - Universidade Metodista de São Paulo

No contexto pós-industrial, valores contraculturais presentes nas religiosidades que emergem com, no ou do movimento, em alguns casos como protesto sócio-religioso, interpenetram o mundo econômico/organizacional. Nosso objetivo aqui é o de analisar brevemente em que medida tais valores e/ou paradigmas propiciam uma visão e prática  empresarial efetivamente responsável em termos sócio-ambientais ou se constituem em simples instrumentos de marketing das empresas.




 


 

 

Formas do amor no cristianismo

Vanildes Santos 

 

Jesus e Maria Madalena estuda opção por devoção incondicional na atualidade







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